O 1º Festival de basquete 3×3 “Profº. Mario Cícero do Amaral”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, teve início no último domingo, dia 12, dia das mães, e foi um grande sucesso.

O torneio contou com mais de 40 jogos, com sete minutos de duração cada, disputados em quatro categorias: mista (com atletas de nove a 11 anos), sub-13, sub-17 e feminino. O evento teve ainda sorteio de brindes para as mães, presença do mascote Mickey Mouse e mais de 200 pessoas que lotaram as arquibancadas do Centro “Paulo Freire”.

Estiveram presentes também o vice-prefeito Célio de Melo, o diretor de Esporte e Juventude Agostinho Pereira Junior e a coordenador do Centro “Paulo Freire”, Ana Paula de Macedo Lima Melo.

Ao final, na categoria mista, sagrou-se campeã a equipe Falcões, formada pelos atletas Ana Vitória, Robson e Rafael. Na segunda colocação ficou a equipe Shark, com os atletas Jordana, Renato e Igor, e em terceiro ficou a Black Stark, formada pelos atletas Graziele, João Gabriel e Guilherme.

As demais categorias serão disputadas as semifinais e as finais no próximo domingo, dia 19, a partir das 15h00, também no Centro “Paulo Freire”.

De acordo com o idealizador do festival, o professor de Educação Física Val Liberato (Quati), a ideia é fazer uma homenagem ao professor Mario Cícero, que foi um dos pioneiros a incentivar o basquetebol em Capão Bonito, nos anos 80, e apoiar ainda mais a modalidade entre os jovens do município.

Biografia

Mario Cícero do Amaral nasceu em 10 de julho de 1938 na cidade de Angatuba e formou-se em Educação Física pela faculdade de Itapetininga no ano de 1975.

Sua paixão pelo o basquetebol surgiu em Capão Bonito na E.M Jacyra Landim Stori, onde lecionou por mais de 15 anos. Com muita dedicação e amor pela escola e seus alunos, sempre preservou o respeito e disciplina. Foi também técnico por duas vezes da equipe de basquetebol masculino adulto de Capão Bonito nos Jogos Regionais.

Professor Mario Cícero Amaral faleceu no dia 26 de maio de 2006.

O Centro “Paulo Freire” agradece o apoio da A.P.B. – Amigos Pró Basquete, da Divisão de Esporte de Capão Bonito, e das empresas AM Esportes, Chik 10, Mini Money, Lojas Estrela e Neuza Perfumaria.