47 agentes comunitários de saúde concluíram curso de formação técnica

Para fortalecer ainda mais a rede de Atenção Básica em Capão Bonito, 47 agentes comunitários de Saúde (ACS) concluíram o curso de formação técnico. A cerimônia de conclusão aconteceu nesta quinta-feira, dia 12, no Centro de Convenções Joel Humberto Landim Stori.

A capacitação teve duração de seis meses e as aulas foram realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Capão Bonito, Departamento Regional de Saúde (DRS 16 – Sorocaba) e o Centro Formador de Pessoal Para a Saúde (CEFOR).

Conforme explicou a secretária de Saúde, Ana Fernanda, o curso profissionaliza a atividade dos profissionais e ensina técnicas importantes para realizarem um atendimento ainda melhor nas abordagens familiares.

“Os 47 agentes comunitários de Saúde estão aptos para exercerem suas funções, com conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Local de Saúde, intervindo com qualidade para a comunidade do município, juntamente com as equipes de Saúde”, explicou a secretária.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Leticia Azevedo, a formação durante o curso teve um total de 400 horas com aulas práticas e teóricas, abordando temas referentes à saúde pública, acolhimento, humanização, programas, grupos, visita domiciliar, atribuições de toda a equipe, promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outros. Os instrutores do curso são profissionais da rede pública municipal de saúde.

Na cerimônia, o prefeito Marco Citadini parabenizou os formandos e enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais da área de Saúde em Capão Bonito.

“No início do mandato, a secretária Ana Fernanda falou que seria necessário contratarmos cerca de 50 agentes comunitários de Saúde e nós atendemos, pois sabemos da importância do profissional para o setor. Parabenizo os formandos que exercem essa função de acolhimento junto às famílias. Hoje, Capão Bonito apresenta dados muito melhores na Saúde do que em anos anteriores, isso se deve ao trabalho de gestão e, principalmente, a eficiência e dedicação dos profissionais”, afirmou.