A Universalização do Ensino Superior de qualidade em Capão Bonito

POLO UNIVESP – Uma universidade pública exclusivamente voltada para a Educação a Distância (EAD): esta é a UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo que chegou a Capão Bonito e nesta semana (dias 13, 14 e 15) inicia no Centro Educacional e Cultural “Paulo Freire” as matrículas para os cursos de Engenharia de Computação e Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

São 150 vagas para os três cursos (50 cada curso) que serão realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.

Conforme Sidnei Rafael Ribeiro Nicoletti, da Secretaria do Polo de Capão Bonito, as aulas começarão com a seguinte programação: segunda-feira, 13/08 – Pedagogia, terça-feira, 14,08 – Matemática e quarta-feira, 15/08 – Engenharia da Computação.

Vestibular de Capão Bonito foi um

dos mais concorridos do Estado

O processo seletivo realizado no dia 08 de julho para o segundo semestre da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em Capão Bonito superou a média estadual de inscritos, colocando o vestibular na cidade como um dos mais procurados e concorridos.

Segundo dados fornecidos pela própria Univesp, o curso de Engenharia de Computação teve uma média de 1,86 candidato por vaga, superando a marca do Estado que foi de 1,46.

Para o curso de Licenciatura em Matemática, Capão Bonito teve 1,3 candidato por vaga, enquanto o Estado teve 1,0. Já o curso de Pedagogia contou com 3,72 candidatos por vaga, enquanto o Estado teve 2,64. No geral, Capão Bonito teve 2,29 candidatos por vaga e o Estado 1,70.

O polo é um espaço físico onde os alunos contam com infraestrutura e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas.

Para implantar o polo, a Prefeitura de Capão Bonito através das Secretarias de Governo e de Educação, Cultura, Esporte instalou um laboratório com 50 computadores com processadores de alta geração e com internet, por meio de investimentos próprios, através de verba do gabinete, devido a importância da chegada da Univesp.

De acordo com o prefeito Marco Citadini, a abertura de mais vagas da Univesp em Capão Bonito representa a oportunidade para que a população tenha acesso a cursos de graduação gratuitos e de qualidade.

“Estamos trabalhando em parceria com a universidade e investindo para contribuir ainda mais para que os capão-bonitenses ingressem à universidade. Não vamos medir esforços para apoiar a Educação no município. Este polo será fundamental para a capacitação de mais profissionais em Capão Bonito”, afirmou.

Criada em 2012 como Fundação, a instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.

“Acreditamos na EAD como um importante recurso de transformação da sociedade pela sua agilidade para responder às novas demandas que surgem a cada dia e por isso aceleramos o convênio para a implantação do polo em Capão Bonito”, acrescentou o prefeito Marco Citadini.

Desde 2012 – A UNIVESP foi criada em 2012 com o propósito de colocar a tecnologia a serviço da educação e, assim, contribuir com a universalização da excelência do Ensino Superior no Brasil.

O primeiro vestibular aconteceu em 2014 com oferta de 3.330 vagas para graduação em Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, assim como licenciaturas em Matemática, Física, Química e Biologia.

No ano de 2016, foi realizado um novo processo seletivo com disponibilidade de 918 vagas para uma segunda turma de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

Hoje, além desses seis cursos de graduação, também é oferecido cursos de especialização para a formação docente no ensino mediado pelas tecnologias.

“Iniciamos 2014 com cerca de 3 mil alunos matriculados. Hoje são mais de 35 mil. O número de polos de ensino subiu de 45 para 243”, informou a Univesp.

Em Capão Bonito, o Polo da Univesp está localizado na Rua Bernardino de Campos, 477 – Centro – Capão Bonito – SP – CEP: 18300 – 040, telefone (15) 3542-2183.