Os alunos de Capão Bonito que participam do Programa Futuro Cientista (PFC), da UFSCar de Sorocaba, se destacaram pela quantidade de prêmios conquistados no evento que encerrou as atividades do programa em 2017: o Encontro Regional de Futuros Cientistas.

O encontro ocorreu no último sábado, dia 02, na Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI) e contou com a presença de aproximadamente 600 pessoas, entre elas alunos, professores, autoridades e convidados dos sete municípios conveniados ao programa – Capão Bonito, Anhembi, Araçoiaba da Serra, Cesário Lange, Iperó, Pilar do Sul e Tatuí.

O PFC trabalha em Capão Bonito por meio das escolas municipais: Oscar Kurtz Camargo, Maria da Conceição Lucas Mieldazis, Professor Faustino Cesarino Barreto, Governador André Franco Montoro e João Laurindo da Silva, totalizando mais de 100 alunos atendidos.

No encontro ocorreram diversas atividades como palestras, oficinas e também a premiação aos melhores alunos e escolas que participam do programa, em 2017.

O principal destaque capão-bonitense foi na categoria “Concurso de Redação”, em que quatro alunos do município atingiram a nota 10. Jeniffer Sayuri de Oliveira e Stephany Rodrigues da Escola Mieldazis, Camila Lima Araújo, da ETEC Dr. Celso Charuri e Bernardo Pereira, da Escola Oscar Kutz Camargo foram os estudantes que alcançaram o grande feito. Nos critérios de desempate, Bernardo foi premiado como a melhor redação entre todos os alunos do Programa Futuro Cientista no ano.

Na categoria “Maratona do Conhecimento”, em que os alunos realizaram provas preparatórias para o Enem e vestibulares, mais premiações para Capão Bonito. A aluna Larissa Rafaela, da Escola Governador André Franco Montoro foi premiada ao ficar com a primeira colocação no geral. Destaque também para os alunos Romulo Vaz Gomes, da Escola Mieldazis, Maria Vitória Gomes, da Escola Faustino Cesarino Barreto, Geulle Beatriz, da Escola Oscar Kurtz Camargo, Joab da Cruz Araujo, da Escola João Laurindo da Silva que ficaram entre os primeiros colocados com excelentes notas.

Já na “Maratona do Conhecimento – O melhor do Ensino Médio”, o estudante Bryan Rodrigues da ETEC Dr. Celso Charuri também alcançou um grande feito ao ficar com a primeira colocação entre todos os alunos do programa.

Mais uma premiação para Capão Bonito foi a conquista da menção honrosa às melhores escolas, em que na categoria “Maratona do Conhecimento”, as escolas do município do Ensino Médio ficaram na primeira colocação.

O professor da Escola João Larindo da Silva e supervisor do PFC em Capão Bonito, Alyson Bruno Pinheiro explicou que este ano os projetos do programa realizados com os alunos da cidade foram de grande produtividade, mostrando assim como os alunos conseguiram alcançar os ótimos resultados. “Os estudantes participaram de todas as etapas do PFC e desenvolveram durante o ano projetos científicos e trabalhos relacionados com a Ciência. Nesse período puderam adquirir aprendizados e realizar grandes descobertas. Foi trabalhada a criatividade e aguçado o lado científico dos alunos. Eles se esforçaram e se dedicaram bastante. A prova disso tudo são os excelentes resultados obtidos por meio das premiações”, destacou.

O prefeito Marco Citadini parabenizou os alunos e ressaltou a importância do programa para a Educação no município. “Os estudantes estão de parabéns pelos prêmios conquistados e, principalmente pela dedicação que vêm demonstrando. Eles estão no caminho certo, e a Prefeitura dá total apoio à Educação na nossa cidade. O Programa Futuro Cientista tem uma relevância muito grande, pois ajuda os nossos estudantes na busca de alcançarem o sucesso no futuro”, falou.