Atores capão-bonitenses são premiados em Festival Regional de Teatro

Alunos do projeto de teatro Ponto de Cultura, da Associação Comunitária Flor do Panema de Capão Bonito, receberam três premiações e seis indicações na IX Mostra de Teatro de Sarapuí, que aconteceu entre os últimos dias 22 e 30 de novembro.

O evento contou com a participação de diversos grupos de teatro das cidades de Quadra, Sorocaba, Serra Azul, Tatuí, Santo André, Santo de Pirapora e da capital paulista.

Os capão-bonitenses disputaram a Mostra com a peça “A menina Amazônia no país dos pequenos tiranos”, com direção de Alexandre Mendes e elenco formado pelos atores Talita Abreu, Stanley Nunes, Sara Martins, Daiane Vieira, Maysa Ribeiro, Alex Lee, Tainara Emanuelle e Marcela Aline, com contrarregra de Aline Mendes.

Com uma brilhante apresentação, o grupo de Capão Bonito foi premiado nas categorias: melhor ator coadjuvante, por Alex dos Santos, e dois troféus destaques, pela cena final e pela crítica. O grupo foi também indicado pela melhor maquiagem, melhor sonoplastia, atriz revelação, por Tainara Emanuelle e Marcela Alune, melhor direção por Alexandre Mendes, e melhor texto original.

Feliz com o resultado e por representar Capão Bonito em mais um importante evento cultural, a Associação Comunitária Flor do Panema agradeceu a todos que contribuíram para a conquista desses troféus.

“Agradecemos à equipe da Associação, à Prefeitura Municipal, como o prefeito Marco Citadini, secretários Marcelo Varela e Wagner Santos e o setor de transporte, e também ao vereador Carlos Chaves. A gratidão vai, principalmente, ao brilhante elenco de atores e atrizes e seus familiares”, destacou o professor e ator Alexandre Mendes.

Sinopse da peça

Produzida especialmente para a Mostra de Teatro de Sarapuí, sendo uma crítica social, traz luz aos complexos de uma sociedade que almeja o futuro, porém, muitas vezes realiza o caminho inverso. Em uma confusão de pesadelo e realidade, a menina Amazônia passa por tempos dentro do nosso mundo e além dele, buscando entender o que acontece neles, suas mazelas, desesperos e esperanças. Perdida no tempo e espaço, ela vaga construindo seu pensamento crítico e tentando não ser suprimida pelos pequenos tiranos.

Nos 10 anos de existência do projeto social esse é o terceiro experimental montado com base em recortes, textos, músicas, poemas fatos reais da mídia falada e escrita.

Ponto de Cultura

O curso de teatro do Ponto de Cultura é mantido pela Associação Comunitária Flor do Panema que tem a presidência de Flávio Monteiro e mantém 27 atores/alunos divididos em três turmas.

O curso existe desde 2009 e é gratuito, oferecendo aulas práticas e teóricas de teatro, arte e cultura. Tem duração de três anos e quem o conclui recebe certificado de participação. Não oferece DRT. Para participar é necessário passar por entrevista e seletiva prática. As inscrições poderão abrir em fevereiro de 2020.

Maiores informações: (15) 3543 1539 – Falar com a secretária Janaina, ou pessoalmente, a Rua Treze de Maio, nº 25 B – Centro. Facebook: www.facebook.com/pontodeculturaradiolegal