Audiência pública apresentou o Plano Diretor de Turismo de Capão Bonito

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizaram na última terça-feira, dia 27, uma audiência pública para apresentação do inédito Plano Diretor de Turismo do município, que está em fase de conclusão.

O evento foi realizado no Centro de Convenções “Joel Humberto Landim Stori”, é uma das últimas etapas do projeto, e contou com a presença do prefeito Marco Citadini, do presidente da Câmara, Adinan Martins, do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Wagner Santos, do secretário de Relações Institucionais e gestor do Turismo em Capão Bonito, Francisco Lino, da presidente do COMTUR Janaina Faia e do professor da USCar, Dr. Ismail Barra Nova de Melo.

Aproximadamente 100 pessoas prestigiaram a audiência, entre a comunidade, alunos da Etec Dr. Celso Charuri e empresários de estabelecimentos ligados ao setor turístico.

Em sua fala, Francisco Lino ressaltou os novos projetos e investimentos que o Turismo capão-bonitense conquistou nos últimos anos. “Criamos o Conselho Municipal de Turismo e implantamos ações inovadoras. Entre as conquistas estão os investimentos de R$ 1,6 milhão no Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, o inventário contendo todos os estabelecimentos receptivos do município, R$ 60 mil junto a Suzano para a elaboração deste Plano Diretor, eventos inéditos como o Pico das Conchas X-Treme e o Rock Fly, a pré-seleção junto ao Ministério de Turismo para recebermos R$ 250 mil para revitalização do Parque das Águas, entre outros”, falou.

O prefeito Marco Citadini também destacou a atual fase de crescimento do Turismo em Capão Bonito. “Primeiramente parabenizo o Conselho por ser atuante e realizar um belo trabalho, apoiando a municipalidade. Quando assumimos a Prefeitura trouxemos o Turismo para o gabinete, para trabalharmos com vontade política e hoje vemos os frutos sendo colhidos, como o desenvolvimento deste Plano Diretor que vai alavancar ainda mais o Turismo, um dos principais setores para o crescimento da economia do nosso município”, alegou.

Após os pronunciamentos das autoridades políticas, o professor da UFSCar, Dr. Ismail Barra Nova de Melo fez a apresentação do Plano Diretor de Turismo para todos os presentes e fez questão de dividir os méritos dos trabalhos com as professoras Janaina Faia e Christina Beatriz, da Etec, pela parceria no projeto, juntamente com os alunos.

Melo expôs uma síntese da versão dos resultados obtidos, das fases de caracterização, inventário e planejamento estratégico, além de discutir os resultados e consolidar as estratégias para a conclusão do trabalho. O professor ainda respondeu aos munícipes que apresentaram dúvidas e sugestões para com o trabalho desenvolvido, como forma de o projeto ter a participação efetiva da população.

Ainda de acordo com Melo, o PDTur é um documento estratégico, base para orientação do desenvolvimento turístico local, atende à legislação brasileira e é um pré-requisito para enquadramento como Município de Interesse Turístico (MIT), do Governo de São Paulo, para que Capão Bonito possa estar apto a receber recursos para fortalecer o setor.

Plano Diretor de Turismo de Capão Bonito – É uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, Suzano e UFSCar de Sorocaba, que está desenvolvendo o projeto juntamente com a Etec “Dr. Celso Charuri”.