O bairro da zona rural de Capão Bonito Apiaí Mirim foi incluído no programa Proágua e desde o último mês de fevereiro, quando foi realizada a primeira vistoria e coleta das amostras da água da Estação de tratamento, rede e saída. O trabalho começou no bairro após solicitação da Divisão Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a Divisão, o intuito da inclusão do local no programa começou quando a Associação do Bairro Apiaí Mirim solicitou uma reunião com a Sabesp e representantes da Prefeitura Municipal, em decorrência dos moradores perceberem alterações nas características da água de abastecimento, como no sabor e na coloração.

Na ocasião, foi apresentado aos moradores o Proágua, que é o Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e também do Programa SISAGUA – Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade de Água para o Consumo Humano, em que ambos têm como objetivo colaborar na promoção e proteção da saúde da população, por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano.

Após a reunião, foi realizada uma solicitação para a coordenadoria da Vigilância Sanitária de Capão Bonito para a inclusão do bairro, que fora aprovada.

A Divisão de Meio Ambiente está acompanhando os trabalhos e tem a expectativa de que a participação do programa gere mais informações e transparência nos serviços de abastecimento de água no local.

Proágua em Capão Bonito

Além do Apiaí Mirim, Capão Bonito participa dos programas fazendo coletas periódicas nos pontos cadastrados dos bairros Ferreira das Almas, Taquaral, Ana Benta e na cidade.