Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Campanha de vacinação contra a gripe para idosos é retomada nesta quinta-feira em Capão Bonito

A campanha de vacinação contra a gripe é retomada a partir desta quinta-feira (26). A primeira etapa é promovida para idosos (com 60 anos ou mais) e trabalhadores da área da saúde. Com a pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha com medidas para proteger o grupo de maior risco à doença.

Confira as opções e a melhor forma para se vacinar ou levar seus familiares:

Postos de vacinação: Uma das iniciativas da Secretaria foi marcar a vacinação em espaços amplos, como escolas e repartições públicas para evitar a aglomeração de pessoas. (Confira locais no texto abaixo).

Drive thru: Aos idosos que conseguem ir aos pontos de vacinação de carro, a equipe de Saúde irá até o veículo, para que os idosos não precisem descer no local, garantindo mais segurança.

Vacinação domiciliar: As pessoas com 80 anos completos ou mais, pessoas com 60 anos completos ou mais que estão acamadas, ou qualquer idoso (60 anos ou mais) que não tenham condições de comparecer a um aos locais de vacinação, serão vacinados nas próprias residências.

A solicitação deverá ser feita através dos números: 3542-1713 / 3542-1133 / 3542-1313 / 3542-2633. Haverá uma lista de espera, e prioridade para os pacientes de maior idade.

Zona rural: Para os moradores da zona rural, haverá um mutirão no próximo sábado (28). A população rural não precisa se descolar à cidade. A campanha também nos bairros para evitar o fluxo de pessoas e promover mais comodidade a esse público.

Prevenção ao coronavírus: Ainda conforme explicou a Secretaria, os locais onde acontecerão a vacinação contarão com medidas de prevenção à propagação do coronavírus, como espaçamento adequado nas filas e o controle para evitar aglomeração entre os idosos.

Todos os idosos serão vacinados: A Secretaria de Saúde garante que todos os idosos do município serão vacinados e que não há motivos para preocupação.

Alerta: A Secretaria de Saúde também alerta para os idosos que forem aos postos de vacinação, que apenas recebam as doses e imediatamente voltem às suas casas, para evitar mais contato e para se prevenirem ao coronavírus.

Locais para vacinação

Confira os locais de vacinação da campanha contra a gripe, que será realizada todos os dias das 9h às 11h30 e das 13h às 16h:

Centro: Escola Jacyra Landim Stori

Vila Maria: Creche Ileny de Souza Galvão

Jardim Alvorada: Creche Alice Dias

Vila Aparecida: Escola João Batista do Amaral Vasconcellos

Vila São Paulo: Casa do Adolescente

Nova Capão Bonito: Escola Samuel Messias de Freitas

Antecipação da vacinação

A campanha contra a gripe estava programada para ter início no dia 13 de abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde, diante do avanço do coronavírus e para proteger a população contra os vírus mais comuns da influenza.

Com a alta letalidade de Covid-19 entre pessoas acima de 60 anos, o governo federal também decidiu começar a vacinação pelos idosos e funcionários da área da Saúde.

Influenza

A vacinação de gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas protege contra os outros tipos de vírus da influenza. A ação pode evitar de forma mais precoce casos de complicação da gripe, o que sobrecarregaria o sistema de saúde em um momento de crise.

Em 2020, até 14 de março, foram registrados 165 casos e 13 óbitos por influenza A (H1N1), 139 casos e 14 óbitos por Influenza B e 116 casos e dois óbitos por Influenza A (H3N2).

O Estado de São Paulo concentra o maior número de casos de H1N1, com 42 casos e dois óbitos. No ano passado, o país registrou 5,8 mil casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp