Campanha “Fique Sabendo” oferece testes para HIV e Sífilis em Capão Bonito

Secretaria Municipal de Saúde de Capão Bonito realiza testes rápidos de HIV e Sífilis durante todo o ano, e entre os dias 03 e 07 de dezembro, a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica de Saúde irão intensificar os testes, por meio da Campanha Estadual “Fique Sabendo”.

De acordo com a Vigilância, serão realizados os testes das duas doenças em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as metas da Campanha são testar pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste de HIV e Sífilis, acessar e sensibilizar as pessoas mais vulneráveis ao HIV e acompanhar todos os casos positivos que cheguem à Unidade de Referência para o tratamento.

Os testes são gratuitos e sigilosos e são importantes para que as pessoas que possuem alguma doença sexualmente transmissível possam procurar tratamentos adequados.

“Procure o posto de saúde mais próximo e faça o teste, que é de resolução digital (feito com uma picada no dedo e uma gota de sangue), sendo que em 20 minutos é possível sair com o resultado em mãos. Para fazer o teste é necessário levar um documento de identificação pessoal”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Julia Goulart.

Serão realizadas também ações extramuro (fora das Unidades de Saúde), nos dias e locais abaixo, das 08h00 às 12h00:

– 03/12: AMABE (Boa Esperança);

– 04/12: Praça Rui Barbosa;

– 05/12: Rua Julio de Souza Galvão – Esquina Bar Dandão (Vila Aparecida);

– 06/12: Jardim Placidino (Jardim Alvorada)

– 06/12: Posto de Gasolina e Loja de Conveniência 188 – Das 18h00 às 22h00;

– 07/12: Avenida Laudelino de Lima Rolim (próximo à Estação da Sabesp).