Capão Bonito conta com Comitê Municipal para combater a dengue

Capão Bonito conta com o Comitê Municipal de Implementação e Acompanhamento Nacional de Combate a Dengue para articular ações de prevenção e promoção da saúde contra arboviroses (dengue, zika e chikungunya), que atualmente trabalha de forma ativa e organizada.

Fundado em 2003, o Comitê realiza reuniões mensais entre os 19 representantes de diversos setores do Poder Público e da Sociedade Civil organizada.

De acordo com a presidência, o Comitê trabalha com auxílio da administração municipal no controle e prevenção das doenças, articula ações para o combate, colabora no desenvolvimento do Plano de Contingência Municipal, realiza ações para mobilizar a população frente ao combate da dengue e incentiva e apoia eventos para combates de arboviroses.

“O Comitê é importante para manter constantemente o alerta frente ao combate contra as doenças, e para realizar o desenvolvimento e articulação com os demais setores para que todos saibam que as arboviroses são de responsabilidade de todos e não apenas do setor de Saúde”, explicou o presidente Bruno Hidaka.

Hidaka ainda ressaltou que o prefeito Marco Citadini é um incentivador e apoiador das ações do Comitê. “Recentemente realizamos uma reunião com o prefeito, que fez a intermediação imediata com algumas secretarias para desenvolver ações ao combate às doenças e colocou-se à disposição sempre que a equipe precisar de apoio. Isso é essencial para as nossas atividades”, concluiu.