Capão Bonito é incluído em novo Mapa Turístico

O município de Capão Bonito foi integrado ao novo Mapa Brasileiro de Turismo, através da divisão regional Verde Sudoeste Paulista. A oficialização da adesão ocorreu no último dia 12 de julho na cidade de Itaí, que sediou um encontro com representantes de 20 municípios.

Capão Bonito foi representado pelo assessor cultural Paulo Honorato, que integra a nova equipe de gestores do Turismo do município, junto com o diretor de Cultura, Renato Heber, com o assessor de Governo, Francisco Lino e o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, José Dimas Cordeiro de Miranda.

Nesta nova formatação do Turismo no Estado de São Paulo, reduziu-se de  645 para 222 o número de municípios participantes de suas 28 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo próprio Ministério do Turismo. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para o assessor de Governo, Francisco Lino, que também coordenado a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Capão Bonito, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos. “Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

SOBRE O MAPA – O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO – Os 222 municípios de São Paulo presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.