INCENTIVO AO ESPORTE – Foi realizada na noite do dia 20 de dezembro a primeira assembleia do Conselho Municipal de Esportes no Centro de Convenções “Joel Humberto Stori”.

Representantes de diversas modalidades participaram da assembleia, onde foi definido os representantes de cada modalidade.

Modalidades como artes marciais (judô, sumô e jiu-jitsu) atletismo, futsal, basquete, vôlei, tênis de mesa, futebol amador e ciclismo garantiram cadeiras do conselho.

Segundo os secretários de Governo – Marcelo Varela e Educação, Cultura, Esporte e Turismo – Wagner A. Santos e o diretor de Esporte – prof. Agostinho da Silva Pereira Jr., a proposta de criação do conselho foi apresentada pelo esportista e vereador Alan de Souza Galvão, que vê na sua implantação efetiva uma grande oportunidade de fortalecer o esporte e obter investimentos a partir deste ano.

“O objetivo em 2019 é fortalecer o conselho e garantir que as demandas esportivas sejam debatidas em colegiado e também avançar na criação de um Fundo para o esporte atendendo a proposta do vereador Alan Galvão. Temos um prefeito que gosta de esporte e ampliou as ações em 2017 e 2018 e já manifestou seu total apoio ao conselho”, destacou o secretário Wagner Santos.

Segundo o vereador Alan Galvão, existia um projeto de lei de 2004 em Capão Bonito estabelecendo a criação do conselho, mas ele nunca saiu do papel. “Perdemos tempo e recursos preciosos nos últimos anos com a não concretização. A meta é unir mais os representantes de diferentes modalidades para aprovar projetos e obter recursos, pois sabemos que orçamento destinado ao setor sempre foi limitado na cidade. Acompanho as dificuldades dos atletas locais e gestores e acredito que o conselho e fundo serão grandes passos para atrairmos novos investimentos, além de dar uma retaguarda para apresentar demandas ao Executivo Municipal”, enfatizou o vereador Alan Galvão.

Para o diretor de Esporte – prof. Agostinho Pereira, a participação do conselho em 2019 é muito bem vinda e será um avanço para o Esporte local, principalmente com a implantação do FME (Fundo Municipal do Esporte) que poderá receber captação de recursos de ICMS e Imposto de Renda.

Conselho Municipal de Esporte e Fundo Municipal de Esporte – O Conselho Municipal de Esportes é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador, com a participação de representantes do Poder Público, da sociedade organizada e da comunidade desportiva do município.

O objetivo é incrementar a prática de esportes em Capão Bonito como forma de melhorar a formação dos jovens que, com certeza, estarão ocupando melhor o seu tempo ocioso e, principalmente, como forma de valorizar tantos talentos existentes no nosso município que não têm oportunidade e condições financeiras.

O Conselho será responsável pela elaboração de projetos esportivos, bem como pela sua fiscalização.

Já o Fundo Municipal de Esportes de Capão Bonito (FMECB) será um instrumento de captação, repasse e aplicação de recursos a proporcionar suporte financeiro na implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e projetos de caráter desportivo que se enquadrem nas diretrizes e prioridades do setor.

“O fundo será constituído por auxílios, contribuições, subvenções, transferências e participações em convênios e ajustes, doações de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, nacionais e internacionais. Também poderá ser constituído de produtos de operação de crédito, rendimentos, recursos de dotação orçamentária do município, repasses governamentais, recursos de cobranças de ingressos, taxas, aluguéis de espaços para publicidade e outros produtos. Os recursos do fundo serão investidos em esporte educacional e esporte de participação, esporte de rendimento em jogos municipais, campeonatos, torneios regionais, nacionais e internacionais, capacitação técnica, treinamentos, transporte e estadia de atletas, entre outras finalidades”, explicou o vereador Alan Galvão