Capão Bonito inclui carne suína em merenda escolar

SUINOCULTURA – A Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) se reuniu com representantes do município de Capão Bonito recentemente para discutir a recente lei aprovada pelo Legislativo local que determina a inclusão de carne suína no cardápio da merenda escolar do município e também foram apresentadas as vantagens competitivas de Capão Bonito aos membros da APCS relacionadas ao agronegócio.

Pela lei aprovada pelo Legislativo de Capão Bonito, a carne de suína deve ser servida na merenda escolar pelo menos uma vez por semana. Atualmente no cardápio da merenda local contempla carne bovina, de frango e de peixe, além de legumes e verduras e tudo que deve ser servido numa refeição adequada aos estudantes.

A associação mostrou grande interesse pela regulamentação da lei que é pioneira no Estado e que possibilitará que outros municípios sigam o exemplo capão-bonitense e coloquem também nos cardápios da merenda escolar o produto que é defendido pela APCS. “A lei de Capão Bonito é um estímulo à suinocultura paulista e vamos fazer todos os nossos esforços para que esta lei tenha abrangência estadual”, disse o presidente da APCS Valdomiro Ferreira Junior.

O prefeito de Capão Bonito Marco Citadini (PTB) informou aos presentes na reunião que o município já teve no passado uma tradição na criação de suínos e que o município tem matéria-prima em abundância para alimentação do plantel. “Nossa região é grande produtora de milho e soja que são componentes importantes da alimentação dos suínos. Estamos propondo aos suinocultores paulistas que tragam seus investimentos para o município”, disse Citadini.

“Nossa intenção é criar mecanismos para facilitar a vinda de investimentos privados na cidade para produção da carne suína. Estamos trabalhando em diversas frentes econômicas na nova política de geração de emprego e o agronegócio é um setor que merece atenção especial”, destacou o prefeito Marco Citadini.

Na mesma reunião foi marcada uma audiência com o secretário estadual da Agricultura Arnaldo Jardim que aconteceu no último dia 18 18 para que sejam discutidos junto ao Governo do Estado a regulamentação da lei capão-bonitense que é de autoria dos vereadores Matheus Francatto, Marcio Souto de Proença, Nino Nunes e Carlos Chaves e que pode ser de grande estímulo à suinocultura em São Paulo.

Para os suinocultores paulistas, levar a lei de Capão Bonito para outras localidades poderá se transformar num ganho muito importante para a atividade e seria também um estímulo para o aumento do rebanho suíno no Estado. A carne de porco até alguns anos sofria certa discriminação, mas todos os estudos mostram que ela é rica nutricionalmente e dá ótimos resultados aos seus consumidores. Além disso, é a mais consumida no mundo, podendo ser importante receita para o país em caso de exportação”, disse o empresário Antônio Iani, um dos incentivadores da produção suína na região.