Capão Bonito inicia processo para implantação de UTI de enfrentamento ao Coronavírus

Com 11 casos confirmados de Coronavírus na cidade, sendo quatro óbitos, a Prefeitura de Capão Bonito e a Santa Casa de Misericórdia iniciaram o processo para a implantação de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o enfrentamento à doença e acolhimento de pacientes com sintomas da Covid-19.

O prefeito Marco Citadini se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 11, com a diretoria e equipe médica da Santa Casa na intenção de definir um cronograma de ações estratégicas para a efetivação da UTI. Participaram também do encontro o vice-prefeito Celio de Melo, o presidente da Câmara Municipal, Adinan Martins, a secretária da Saúde, Ana Fernanda, e a coordenadora das equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família), Letícia Azevedo.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, Capão Bonito solicitou ao Governo do Estado o credenciamento para a instalação de cinco leitos de atendimento aos pacientes da Covid-19. “Já realizamos esse procedimento e estamos aguardando a autorização do Estado. Em videoconferência com o governador João Doria e com o secretário estadual de Saúde, José Henrique German, reforçamos o pedido”, explicou Citadini.

O prefeito Marco Citadini também se comprometeu em auxiliar a Santa Casa na contratação e capacitação de médicos para compor a equipe da possível UTI de Capão Bonito e afirmou que, para essa viabilização, entrará em contato com os prefeitos e secretários de Saúde que integram o Condersul. “Com a UTI sendo credenciada pelo Estado, também entrará na rede de atendimento de cidades menores como Ribeirão Grande e Guapiara, e por isso, precisamos dessa interlocução para a disposição de médicos”, falou.

Segundo o médico da Santa Casa, George Akio Miyamoto, a UTI precisará, no mínimo, de uma equipe de escala com 10 médicos e outros profissionais da Saúde. O médico Luiz Ortega também se comprometeu a interceder junto ao Hospital Regional de Itapeva para garantir um serviço de supervisão de um profissional especializado em Terapia Intensiva na UTI de Capão Bonito.

A Prefeitura de Capão Bonito anunciou ainda que os recursos para a manutenção da UTI foram conquistados pela Secretaria de Saúde em procedimento direto com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, e com recursos especiais de indicação dos deputados federais Guilherme Mussi (Progressistas) e Vitor Lippi (PSDB).

Além disso, o Município deve receber verbas de outros parlamentares como Guilherme Derrite, David Soares e Coronel Tadeu, para aplicação em ações gerais de combate ao Covid-19 (Coronavírus).