Capão Bonito passa a integrar Mapa Nacional do Turismo Brasileiro

CERTIFICAÇÃO NO TURISMO – Capão Bonito passou a integrar o Mapa Nacional do Turismo 2017-2019.

O comunicado oficial informando sobre a certificação foi enviado na semana passada pelo Ministério do Turismo e com as assinaturas do ministro Vinicius Lummertz  Silva e do secretário Nacional de Estruturação  do Turismo José Antonio “Totó” Parente.

Capão Bonito passou a fazer parte do mapa através do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT.

“Desde o ano passado, atendendo determinação do prefeito Marco Citadini e do vice Célio de Melo encaminhamos toda a parte burocrática de documentação e levantamento das potencialidades de Capão Bonito. A certificação e inclusão no mapa será muito importante para nós”, destacou o assessor de relações institucionais e coordenador das ações de turismo – Francisco Lino Santana.

A inclusão também dá condição a Capão Bonito de cidade elegível para receber incentivos do Governo Federal destinados a fomentação do turismo na região.

A novidade vem de encontro a outras ações implantadas pelo Governo Municipal, que vem preparando a apresentação do ‘Plano Municipal do Turismo’.

“O plano tem como objetivo destacar os principais pontos turísticos do município e maneiras de torná-los mais atrativos, evidenciando a localização geográfica e todos os aspectos históricos da cidade”, afirmou o prefeito Marco Citadini.

“A certificação e inclusão no Mapa é um passo importante para o turismo de Capão Bonito, pois de agora em diante podemos reivindicar verbas dos governos Estadual e Federal para incrementar o nosso turismo”, acrescentou o prefeito.

O mapa, que passa a ser atualizado a cada dois anos, faz parte de uma estratégia do Plano ‘Brasil + Turismo’, lançada para fortalecer o setor de viagens no país.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo Vinicius Lummertz  Silva.

Mapa do Turismo Brasileiro – O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013 atualizada  no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (instituído pela portaria nº 105, de 16 de maio de 2013 atualizada) que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas.

É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo ministério. Ele é atualizado periodicamente, e conta com versões de 2004, 2006, 2009 e 2013 e 2016. Essa última versão conta com 2.175 municípios, divididos em 291 regiões turísticas. Os municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019, foram estabelecidos através dos critérios, instituído em portaria.