Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Capão Bonito quer ser a cidade que mais apóia o empreendedorismo no Estado de São Paulo

TERRA DO EMPREENDEDORISMO – Ter o seu próprio negócio sempre fez parte do sonho de muitos capão-bonitenses, mas hoje em dia o empreendedorismo tem ganhando mais força no Brasil, principalmente com a pandemia.

Segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, em dez anos, o Brasil passou de 14,6 milhões de empreendedores para 49,3 milhões, e ainda segundo a revista, resultados da Pesquisa GEM, de 2007 a 2017 mostraram que mais que triplicou o número de pessoas entre 18 e 64 anos que exerciam alguma atividade empreendedora no país.

Atenta a esta nova realidade brasileira, a Secretaria de Governo, Indústria e Comércio quer Capão Bonito como uma das cidades que mais apóia empreendedores no Estado.

Para isso já prepara uma inovação para este ano – a Casa do Empreendedor – que está sendo montada na avenida Lucas Nogueira Garcez, na área central da cidade.

O equipamento público quer trazer um novo conceito de atendimento aos cidadãos, ofertando todo suporte ao trabalhador, inclusive treinamentos e encaminhamentos aos postos de emprego ofertados pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

“Queremos proporcionar também extremo conforto ao empreendedor e a quem busca conhecimento para dar os primeiros passos na sua empresa”, destacaram o diretor – Anderson Moya e o assessor de Governo – João Carvalho, que estiveram na última quarta-feira, 12/05, acompanhando as obras no local e não escondem o entusiasmo com o projeto.

A logística do local – A Casa do Empreendedor terá num mesmo espaço braços importantes do Setor de Emprego do município como Sebrae, Banco do Povo e PAT, fazendo com que ambos trabalhem em sintonia, desburocratizando o atendimento e acelerando o tempo de abertura de novas empresas.

“Estaremos também ofertando todo o treinamento e capacitação do Sebrae e proporcionando condições para que o empresário tenha acesso as linhas de crédito ofertadas pelo Banco do Banco ou pela Agência Desenvolve SP.

Moya e Carvalho também adiantaram a Assessoria de Imprensa da Prefeitura que o sistema e conceito da Casa do Empreendedor será totalmente funcional, levando o empreendedor que já atua no município a ter nova visão sobre seu potencial e os que buscam informações sobre empreendimentos a dimensionar e potencializar sua forma de investir, recebendo assessoria por parte do Sebrae, além de poder contar com salas de reuniões a disposição do empreendedor.

PAT –Segundo ainda Anderson Moya e João Carvalho, o novo PAT da Casa do Empreendedor além de cadastrar currículos também oferecerá desde oficinas a breves cursos profissionalizantes através de parcerias, elevando o nível de conhecimento daqueles que buscam vagas no mercado de trabalho.

O novo PAT também estará em contato constantemente com empresas, indústrias e comércio, oferecendo vagas disponibilizadas pelas empresas cadastradas e ainda contando com a possibilidade de que a própria empresa previamente defina o perfil do profissional a ser contratado.

“Queremos que o PAT prepare esses profissionais para concorrer de maneira justa às vagas ofertadas pelo contratante. Para isso pensamos no espaço para treinamentos”, ressaltaram Anderson Moya e João Carvalho.

Banco do Povo – O Banco do Povo, além do excelente serviço que presta no município terá a desburocratização como principal aliada nas ações, acelerando o processo de empréstimos e ofertando diversos benefícios junto com o Sebrae, inclusive com ações itinerantes, levando todas as orientações a aqueles que não podem sair do seu estabelecimento em horário comercial, mas que precisa de informações e orientações na gestão dos negócios.

“Vamos a um pequeno exercício de imaginação para entendimento do funcionamento da futura Casa do Empreendedor. Imagine que um colaborador seja dispensado de sua função e se dirija posteriormente ao PAT para buscar novo oportunidade de emprego. O mesmo será direcionado em Capão Bonito a participar de cursos de aperfeiçoamento nos quais podem ser ofertados pelo Sebrae. No decorrer do curso ele receberá informações sobre gestão financeira, administração de negócios, ética do trabalho e empreendedorismo tudo gratuitamente, além de consultoria e orientação sobre como gerir os negócios. Teremos uma Capão Bonito um empreendedor com toda a orientação para que seu negócio seja próspero, regularizado e com todas as garantias do MEI e ainda com mais possibilidade de gerar emprego. Tudo isso será proporcionado por servidores e colaboradores treinados com olhar carinhoso ao empreendedor”, explicaram Moya e Carvalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp