Capão Bonito recebe Volksbus do Governo de SP

TRANSPORTE ESCOLAR – A Secretaria Estadual da Educação entregou na última segunda-feira, 03/08, mais um ônibus para beneficiar estudantes da rede pública de Capão Bonito.

O secretário de Educação Wagner Antonio Santos representou o prefeito Marco Citadini na entrega realizada em São Bernardo do Campo.

“É mais uma conquista fruto da articulação do prefeito Marco Citadini com o Governo do Estado e apoio da Diretoria de Ensino de Itapeva – através do dirigente prof. Dorival. Estamos renovando a frota a cada veículo recebido tanto via Governo do Estado como Federal e cumprindo o que determina o Tribunal de Contas do Estado no gerenciamento da frota escolar”, enfatizou o secretário.

Os ônibus são equipados com dispositivo de acessibilidade, do tipo poltrona móvel, para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Segundo o Governo do Estado, no início do ano foram entregues 120 ônibus para 114 municípios, com investimento de R$ 27.186.000.

Em 2019 foram 180 veículos para 144 municípios, com investimento de R$ 40.779.000. Somadas as entregas desta gestão já são 468 ônibus e 426 municípios beneficiados, totalizando um investimento de R$ 106.025.400.

O Ipem-SP também participou das inspeções dos ônibus escolares para o “Programa Caminho da Escola”, criado pelo FNDE.

Veículo robusto e seguro – Desde o início do “Programa Caminho da Escola”, em 2008, mais de 47 mil veículos foram destinados a municípios brasileiros, sendo a maioria ônibus.

O foco principal da iniciativa é atender regiões rurais ou de difícil acesso como forma de contribuir para a redução da evasão escolar, uma vez que muitos alunos acabam abandonando o estudo porque não conseguem chegar à escola.

O modelo recebido por Capão Bonito é o Volksbus 15.190 ODR ORE3 para 59 alunos com carroceria Marcopolo Sênior Escolar.

“É um veículo robusto que foi projetado para garantir maior conforto e segurança para os estudantes e manutenção mais fácil e menor custo operacional”, destacaram técnicos da Volkswagen.