Capão Bonito se capacita para receber Programa Feira do Produtor

INCENTIVO AO PEQUENO AGRICULTOR – Na manhã da última terça-feira, 06/03, representantes de Capão Bonito participaram da capacitação do novo Programa do SENAR São Paulo – Feira do Produtor.

A capacitação aconteceu na Associação Comercial de São Miguel Arcanjo.

Estiveram representando Capão Bonito – Gilberto Augusto – coordenador do SENAR e Sindicato Rural, o secretário municipal de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente – Reinaldo Daniel Jr. e o diretor de Agropecuária – Carmo Henrique Contieri.

Segundo o secretário Reinaldo Daniel Jr, foi fechado uma parceria com o Sindicato Rural e o SENAR para trazer a capacitação e a logística da feira para o município.

“O programa prevê um curso de 6 meses voltado ao pequeno agricultor familiar, inclusive com stands, uniformes para comercialização dos produtos em local que será indicado pelo prefeito Marco Citadini”, afirmou Reinaldo Daniel Jr.

A próxima fase será uma ‘integração’ com o Governo Municipal, quando haverá a assinatura do protocolo de intenção.

“A feira deve acontece ainda neste ano”, acrescentou o secretário.

Conforme o SENAR, o objetivo da Feira do Produtor é estabelecer um ambiente favorável para a oferta de produtos sustentáveis diretamente do produtor rural para o consumidor, promovendo o desenvolvimento econômico e social.

“Na feira são comercializados, portanto, itens (inclusive alguns orgânicos) produzidos exclusivamente nas propriedades dos participantes do programa, sendo vedada a compra de produtos de intermediários. Será mais uma importante alternativa para amenizar a provável extinção do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por parte do Governo Federal”, explicou Reinaldo Jr.

Política de incentivo – Segundo ainda o prefeito Marco Citadini (PTB), a Feira do Produtor Rural será mais uma ação da política de incentivo aos produtores rurais do município, especialmente os pequenos.

“Desde o ano passado, quando iniciamos o mandato, buscamos uma aproximação, além do desenvolvimento de ações de estímulo aos produtores, visando a expansão da agricultura em Capão Bonito A feira será uma grande oportunidade para o público, que pode comprar produtos saudáveis diretamente da fonte, e também para o produtor, que consegue comercializar os seus produtos sem intermediários”, salientou o prefeito.