INCLUSÃO DIGITAL – O prefeito Marco Citadini anunciou nesta semana que já determinou a Secretaria de Planejamento que tome as medidas para inserir Capão Bonito no Programa Internet para Todos.

Recentemente o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou o programa a prefeitos das regiões de Itapeva e Guararapes, no interior de São Paulo.

Kassab esteve em Itapeva no dia 28 de janeiro para se reunir com dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças políticas para apresentar os detalhes do maior programa de inclusão social do governo federal.

De acordo com o ministro, “o Internet para Todos é uma iniciativa extraordinária, que vai beneficiar milhões de brasileiros. A implantação é rápida e imediata. As cidades que participarão do piloto terão em poucas semanas as antenas instaladas e a conectividade realizada e as demais a partir de dois a três meses terão banda larga nas localidades que hoje não tem”.

Kassab explicou que a iniciativa tem o objetivo de conectar milhares de localidades em todo o país sem acesso à rede mundial de computadores. Para isso, usará a capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017. Por meio de convênios com os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, a conexão do equipamento também será usada para monitoramento de fronteiras, conexão de escolas públicas, postos de saúde e hospitais.

Para as cidades, basta enviar um ofício revelando o interesse em participar do Internet para Todos, indicar o bairro ou distritos que ainda não têm banda larga e definir uma área para a instalação da antena.

Capão Bonito já está providenciado isso, segundo o prefeito Marco Citadini.

“A segurança desta pequena área caberá à prefeitura, o custo irrisório da energia elétrica desse equipamento e a isenção do ISS das atividades ligadas ao programa. Portanto, praticamente sem qualquer custo ao município”, explicou o ministro.

A agilidade do programa no atendimento às prefeituras se deve pela simplicidade na instalação dos equipamentos e na tramitação desburocratizada. “Além disso, é rápido porque utilizaremos o satélite. Basta colocar uma antena e a localidade já está com a conectividade realizada em postos de saúde, escola, na agricultura e para a população que terá um custo reduzido para usar a internet”, alegou Kassab.