O Cartório Eleitoral de Capão Bonito realizará neste sábado, dia 19, o plantão da biometria, em que será feito o cadastramento biométrico de eleitores do município. O horário de atendimento será das 8h às 13h, na sede do cartório, que fica junto ao prédio do Fórum, no bairro Nova Capão Bonito.

Para efetivar a biometria no plantão, o eleitor deverá fazer o agendamento por meio do site do Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP), pelo o link: http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3.

O plantão é uma biometria é uma oportunidade para aqueles que não conseguem fazer o cadastro durante os dias e horários de atendimento ordinário dos cartórios (segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30).

Para o cadastramento, o eleitor deve levar um documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e o título de eleitor, caso o tenha. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia, atualização dos dados cadastrais, assinatura digitalizada. Leva em média cerca de 15 minutos.

Cadastramento

O cadastramento biométrico é obrigatório e os eleitores têm até o próximo dia 19 de dezembro pra fazê-lo. Se o eleitor não fizer o cadastramento biométrico terá o cancelamento da inscrição eleitoral e não poderá votar nas próximas eleições municipais de 2020.

Além disso, o CPF do eleitor poderá ser cancelado, ocasionando a perca de direitos como receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo, benefícios sociais, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, tirar passaporte, entre outros impedimentos.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

É necessário o prévio cadastramento no sistema para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.