CAPS de Capão Bonito realizou o IV Intercaps

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Capão Bonito, com apoio da Divisão de Esporte e Lazer, realizou na última quinta-feira, dia 11, a IV edição do Intercaps, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”.

O evento contou com a participação dos CAPS’s de Capão Bonito, Angatuba, Apiaí, Tatuí, Cerquilho e Buri, que disputaram as modalidades de futsal, damas e dominó.

Na modalidade futsal, a equipe Capão Bonito A sagrou-se campeã, a equipe Capão Bonito B ficou em segundo lugar, o time de Tatuí ficou na terceira colocação, enquanto Angatuba terminou em quarto lugar.

Na modalidade damas, a equipe de Angatuba ficou com a primeira colocação, seguida de Tatuí em segundo lugar.

Já na modalidade dominó, Cerquilho foi a campeã. Tatuí ficou em segundo e Buri em terceiro.

De acordo com o CAPS de Capão Bonito, o Intercaps tem o objetivo de, por meio da prática esportiva, fortalecer os laços da rede de saúde mental, principalmente os comunitários, mostrando que com acompanhamento adequado, é alcançada a eficácia no tratamento aos alunos.

“O IV Intercaps foi muito positivo, principalmente partindo do princípio que conseguimos retomar com um evento que teve a última edição em 2011. Este ano voltamos com força total”, avaliou a assistente social Aline Vendrami.

Agradecimentos

O CAPS de Capão Bonito agradece aos colaboradores: Prefeitura Municipal de Capão Bonito; Secretaria Municipal de Saúde; Divisão Municipal de Esporte e Lazer; Centro de Assistência Social; Centro “Paulo Freire”; Pezão; Avelar; Josiel; Funcionários do CAPS; Usuários do serviço de saúde mental.

CAPS

Os CAPS’s (Centros de Atenção Psicossocial) são instituições que foram implantadas com a principal finalidade de substituir os hospitais psiquiátricos e seus métodos utilizados, que em nada auxiliavam no tratamento.  Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (crack, álcool e outras drogas).

O objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários do serviço de saúde mental pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, esses dois de extrema importância para a eficácia do tratamento proposto.

O CAPS conta com uma equipe multiprofissional, sendo: Médico Psiquiatra, Enfermeira, Técnicos em enfermagem, Assistentes Sociais, Psicólogas, Terapeuta Ocupacional, Técnica Educacional, Monitora de artesanato, motorista, auxiliar de serviços diversos.

O CAPS de Capão Bonito foi implantado no dia 09 de outubro de 2006 e atualmente passam por acompanhamento aproximadamente 600 pessoas mensalmente.