Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Casa do Adolescente de Capão Bonito atende mais de 170 jovens por meio de Programa

A Casa do Adolescente de Capão Bonito, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, atende, atualmente, mais de 170 jovens do município, por meio do Programa Projovem.

No serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes, podem participar pessoas entre 14 e 17 anos e 11 meses de idade, que façam parte de programas de transferência de renda ou que tenham perfil de famílias beneficiadas nestes programas, em que é necessário o cadastro NIS.

Através do Projovem, a Casa do Adolescente realiza coletivos semanais, quando acontece a orientação social em roda de conversa e reflexão sobre temas transversais, o encontro geral aos sábados, com palestras socioeducativas e sobre profissões, com a participação cidadã, e também as oficinas, no mínimo uma por semana, com opções de trabalhos manuais (artesanato), crochê, desenvolvimento corporal (hip hop e danças urbanas), judô e socioesportiva (futsal, vôlei, tênis de mesa, natação, capoeira e demais modalidades de esporte e lazer).

Os temas transversais tratados na Casa do Adolescente são sobre juventude e direitos humanos e socioassistênciais, saúde, meio ambiente, trabalho, cultura, esporte e lazer.

Além disso, acontecem ainda reuniões mensais com pais ou responsáveis e encontros gerais aos sábados, também abertos à participação dos pais.

De acordo com o coordenador da Casa do Adolescente, o assistente social Bruno Hidaka, o objetivo do Programa é de proporcionar o desenvolvimento social dos adolescentes. “A ideia é prepará-los para a cidadania e para o mercado de trabalho, promovendo sua emancipação e seu protagonismo enquanto cidadãos e profissionais, ampliando suas oportunidades”, explicou.

Ainda segundo o coordenador, o serviço é uma forma de intervenção social, que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias vivenciais individuais, coletivas e, principalmente de família.

“Os trabalhos têm um resultado bastante significativo e importante na sociedade. Ensinamos aos adolescentes os seus direitos, deveres e informações essenciais para seu futuro profissional, entre eles, como criar currículo, como se portar em entrevistas de emprego, entre outros, sempre com o objetivo de ser um auxiliador a esse público”, completou Hidaka.

A Casa do Adolescente “Mateus Akira Okamoto” fica localizada a Avenida Massaichi Kakihara, nº 1560, na Vila São Paulo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp