Centro de Atenção à Saúde da Mulher já realizou 2000 exames de mamografia

O Centro de Atenção à Saúde da Mulher, localizado no Jardim Vale Verde, já realizou 2000 exames de mamografia desde que o prefeito Marco Citadini colocou em funcionamento o mamógrafo digital, em outubro de 2017.

Com uma média de mais de 100 exames por mês, o funcionamento do aparelho em Capão Bonito foi muito importante para zerar a fila de espera, que durava cerca de seis meses e contava com cerca de 700 pacientes, na época.

Agora, com a fila totalmente zerada, as mulheres capão-bonitenses conseguem agendar e fazer o exame com agilidade e, em poucos dias, já recebem os resultados.

Além disso, as pacientes locais não precisam mais fazer viagens e até mesmo sair de madrugada, muitas vezes deixando a família, para realizar o exame em outros municípios.

De acordo com a equipe de profissionais do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, a agilidade e evolução no agendamento para a realização do exame de mamografia por meio do funcionamento do aparelho no município são essenciais para a prevenção contra o câncer de mama.

“Antigamente as mulheres precisavam esperar meses para fazer o exame em outras cidades e agora é tudo muito rápido. Isso é muito importante para prevenir o câncer de mama. Quando acontece um caso, a paciente é transferida urgentemente para um centro especializado em oncologia, por isso a relevância da rapidez na realização da mamografia”, explicaram.

O prefeito Marco Citadini, em 2017, deu prioridade para a efetivação do funcionamento do mamógrafo em Capão Bonito e comentou a satisfação em apoiar a saúde das mulheres do município e ver o resultado atual.

“Fico muito feliz com essa agilidade que implantamos para realizar um exame tão importante para a saúde das mulheres. Foi um trabalho que iniciamos no primeiro ano de mandato e agora está eficaz, como realmente queríamos, pois hoje as mulheres de Capão Bonito podem fazer o exame de mamografia gratuitamente, com profissionais qualificados e com agendamento rápido”, ressaltou.

Agendamento

Para realizar o exame de mamografia, a paciente deverá procurar a Central de Vagas da Prefeitura Municipal, que fica localizada a Rua Coronel Ernestino, nº 550, na Praça Oriental do bairro São Judas.

A paciente será encaminhada para o exame no Centro de Atenção À Saúde da Mulher, localizado a Rua Itararé, s/nº, (esquina com a Rua Tsutako Kakuda), no Jardim Vale Verde.

Depoimentos

“Foi tudo muito rápido. Eu fui agendar na Central de Vagas e no dia seguinte já estava marcado o exame. Em 12 dias já estava com o resultado em mãos. Evoluiu bastante, pois antes do funcionamento do mamógrafo em Capão Bonito, eu tentei marcar o exame, mas demorou um ano para me chamar e eu tive que realizar em uma clínica particular, para não esperar tanto tempo”, relatou a moradora do bairro Bela Vista, Azenate Gaudêncio da Cruz.

“Após procurar o Centro de Saúde da cidade, na mesma semana já me ligaram agendando o exame e em poucos dias já peguei o resultado. Em torno de 15 dias consegui marcar, fazer o exame e receber o laudo. Fiquei surpreendida com tamanha agilidade e eficácia do serviço público, o resultado rápido deixa a gente muito tranquila”, afirmou a moradora do bairro rural Mocambo de Capão Bonito, Laura Coelho.

“Em menos de 15 dias eu consegui marcar e fazer o exame, foi tudo muito rápido e ótimo. O funcionamento do mamógrafo na cidade facilitou bastante para as mulheres. Eu, por exemplo, tinha que ir para Itapetininga fazer o exame, precisava sair de madrugada, mas agora ficou tudo mais rápido e cômodo. Isso é importante para prevenção contra o câncer de mama”, destacou a moradora do bairro Vila Triunfo de Capão Bonito, Neide Aparecida Silva.