Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Centro Educacional Paulo Freire apresenta Plano de Ações concretizadas durante a pandemia de Covid19

AÇÕES ESTRATÉGICAS NA EDUCAÇÃO – O Centro de Apoio Educacional “Paulo Freire” de Capão Bonito apresentou nesta semana o Plano de Ação e Execução de ações Estratégicas no Setor Educacional entre os meses de março e julho.

O plano foi elaborado a partir do momento em que houve necessidade de repensar as atividades devido a pandemia de Covid19.

“Não teremos controle do nosso plano. Vamos iniciar, trabalhar, testar, refinar e recomeçar. Indiscutivelmente teremos perdas. É bom começar com essa noção. Uma estratégia importante dessa atuação pedagógica, talvez seja do registro e da documentação. Um dos recursos mais importante da tecnologia para a Educação, talvez seja a potência de criar registros que serão importantes para transformar esta fase difícil em narrativas de vidas, em histórias de enfrentamentos e em sistematizações de algo que nunca fizemos antes e que resultarão em aprendizados importantes para o futuro da educação”, alegou a diretora do Centro Paulo Freire – profa. Andreia Dias de Oliveira.

O plano foi elaborado em conjunto pela equipe do Paulo Freire, composta pela diretora Andreia Dias e pelos professores formadores e orientadores de projetos – Roberto Carlos Gabay, Silvia Cristiane dos Santos Moreto, Simone Petreca de Queiroz e supervisão da prof. Alexandrina Citadini

O plano será também importante instrumento para nortear o processo de retomada de aulas quando houver viabilidade na Rede Municipal.

“Começar sabendo que coisas podem dar errado nos retira a obrigação de acertar tudo e nos abre um campo humano seguro para fazer o melhor que podemos exatamente onde estamos, com o que somos, com o que temos e com o que podemos”, destacam os professores formadores e orientadores.

Tempos desafiadores – O Plano de Ação enfoca grandes questões atuais em educação, principalmente na saúde emocional dos educadores e profissionais da educação.

“Assim como precisamos cuidar da saúde emocional das crianças, vamos precisar cuidar muito bem de professores e gestores nesse período. Há relatos de extrema exaustão entre os profissionais de outros países que passaram por este período de adaptação, por isso buscamos parcerias com os especialistas da Saúde e Vigilância. Uma dica importante é não exigir que professores estejam, conectados por muito tempo ou com grande parte de atividade síncronas, nem para atividades profissionais e nem em navegação especulativa. É preciso estabelecer horários de atendimentos e respeitá-los”, destacou a equipe do Paulo Freire.

Uma das principais preocupações em torno das aulas online tem a ver com a equidade e qualidade.

“Mais uma vez o episódio do coronavírus escancara nossa colossal desigualdades social. Já sabemos que muitas escolas terão muito mais condições de suportar experiências digitais do que outras, mas nem por isso não podemos pensar em estratégias para tentar diminuir diferenças”, frisou Andreia Dias.

Como forma de prestação de contas, o documento será enviado ao Conselho Municipal de Educação, Comissão de Educação da Câmara e também fará parte de atos concretizados em período de pandemia para ciência de auditores do Tribunal de Contas do Estado.

O documento resume todas as ações estratégicas realizadas até o presente momento na Educação de Capão Bonito compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, EJA e Educação Especial.

“A pandemia de Covid19 mudou a rotina de rodo mundo e não foi diferente na área da Educação. Do dia para noite, professores se viram obrigados a ter que dar aulas por uma telinha, muitos sem nunca terem tido contato com maiores recursos de tecnologia e informação. As metodologias educacionais que já vinham sofrendo drásticas mudanças, foram aceleradas ainda mais. O Plano de Ação apresentado é um retrato atualizado de tudo que foi feito. Registro mais uma vez o agradecimento e reconhecimento público aos profissionais da Educação pelo trabalho realizado e parabenizo a equipe do Centro Paulo Freire por ter sintetizado de forma clara e transparente todas as ações”, afirmou o secretário Wagner Antonio Santos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp