O Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, realiza um trabalho importante e amplo com os estudantes de Capão Bonito, oferecendo 16 modalidades de atividades educativas, esportivas, culturais e recreativas e que atualmente atende cerca de 600 alunos.

As atividades recebem estudantes, desde a 1ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas municipais e estaduais e em particulares.

De acordo com a coordenação do Centro Paulo Freire, as atividades acontecem diariamente das 08h00 às 19h00, com cronograma pré-definido das modalidades.

“Cada aluno pode escolher até três modalidades diferentes para participar, em horário do contraturno das aulas. As atividades são acompanhadas por professores e ao final os estudantes recebem uma fruta”, explicou a diretora Margareth Ferreira Rodrigues.

O projeto começou em 2018 e de acordo a Secretaria Municipal de Educação o objetivo é fortalecer o conhecimento e o desenvolvimento dos estudantes capão-bonitenses, oferecendo oportunidades de aprendizagem extracurricular, inclusão e capacitação.

Segundo o prefeito Marco Citadini, criar projetos voltados à educação em período integral é uma das prioridades da administração. “Essa é uma das nossas iniciativas para que nossos alunos estejam cada vez mais preparados, participando de atividades importantes para a vida estudantil e posteriormente, profissional. É uma grande oportunidade para que os jovens fiquem ocupados com os estudos e com o esporte, visando a formação qualificada de cada um”, ressaltou.

Conforme informou a coordenação, as atividades estão com vagas abertas. Os pais dos alunos interessados em participar devem procurar o Centro Paulo Freire, que fica localizado a Rua Bernardino de Campos, nº 477, prédio do antigo Capão Bonito Clube.

Para realizar a matrícula, os pais devem apresentar o documento de identidade (RG) e o (CPF) e a cópia do RG ou da certidão de nascimento do aluno.

Modalidades

As 16 modalidades oferecidas no Centro Paulo Freire são: pintura, inglês, tênis de mesa, violão, informática, futsal, basquete, viola caipira, vôlei, flauta, coral, recreação na piscina, teatro, xadrez, handebol e capoeira.

Equipe do Centro Paulo Freire

Diretora: Margareth Ferreira Rodrigues

Coordenadora: Ana Paula de Macedo Lima Melo

Assistente técnico: Fernando Graciano de Paula