Cidade promoverá 4ª edição da Semana da Conscientização do Trânsito

CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO – Capão Bonito realizará a quarta edição da Semana de Responsabilidade e Conscientização no Trânsito, que segue a Lei Municipal 3817 de 2013.

Na tarde desta 5ª feira, 21/09, representantes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Vigilância Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Centro Dia do Idoso, Casa do Adolescente e Assessoria Imprensa da prefeitura discutiram detalhes da mobilização que terá palestras com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros nos dias 26 e 27 e grande mobilização e blitz de conscientização no dia próximo dia 30 (sábado) na praça Rui Barbosa.

Temas como prevenção de acidentes, celular no trânsito, ciclista na contra mão e uso de faixa de pedestres serão abordados.

O idealizador da Campanha de Conscientização do Trânsito em Capão Bonito que se transformou em Lei Municipal, vereador Matheus Francatto, também participou da reunião de organização do evento e destacou a importância da conscientização da população para reduzir acidentes e o envolvimento dos estudantes.

“A melhor forma de evitar tragédias e problemas no trânsito é a conscientização aliada a prevenção, inclusive o lema da campanha em Capão Bonito é – Siga em frente Consciente-”, ponderou Matheus Francatto.

A Semana de Conscientização deverá contar também com a participação de estudantes do Programa Escola da Família da Rede Estadual e outros grupos e entidades do município.

Campanha Nacional – A mobilização de Capão Bonito também vem de encontro a  programação da Semana Nacional do Trânsito, que tem o propósito de conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de promover a segurança no trânsito e a mobilidade urbana sustentável. O tema da campanha neste ano é  “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

“Nosso objetivo maior é promover a conscientização junto à sociedade de que todo cidadão tem sua cota de responsabilidade no trânsito. Ou seja, cada um é responsável por sua postura nas ações do dia a dia, ajudando, dessa forma, a tornar o trânsito cada vez mais seguro”, explica o diretor do Departamento Municipal de Trânsito – Gilberto Tobias.