Comitê alerta e pede cuidados para evitar casos de dengue em Capão Bonito

O Comitê Municipal de Implementação e Acompanhamento Nacional de Combate a Dengue de Capão Bonito, preocupado com uma possível epidemia de dengue no município neste período em que os casos começam a se intensificar em todo o Brasil, faz alerta e pede cuidados especiais à população para evitar esse surto.

De acordo com o Comitê, somente neste mês de janeiro, foram 10 notificações de possíveis casos de dengue em Capão Bonito, que estão sendo investigados, além de mais de 40 notificações de potenciais criadouros do mosquito nas residências, que foram encontrados por agentes de combate a endemias.

Conforme explicou a coordenadora dos agentes de endemias e interlocutora das arboviroses de Capão Bonito, Claudia Cristina, o município está infestado de mosquitos aedes aegypti e a população precisa realizar ações para evitar os criadouros e a proliferação do inseto. “A principal ação contra a dengue é a prevenção. As pessoas precisam cooperar e, principalmente, não deixar água parada em suas residências, terrenos e estabelecimentos”, afirmou.

O Comitê destacou mais iniciativas importantes para evitar os casos de dengue, como a conscientização do descarte correto de pneus. “Existe um ecoponto municipal no bairro Santa Isabel, em um barracão ao lado da sede da Acamar. Nesse local, a Secretaria de Obras, por meio da Divisão de Meio Ambiente, realiza a destinação correta dos materiais e evita o acúmulo de água parada em terrenos da cidade. Solicitamos que os borracheiros levem os pneus descartados a esse ecoponto”, alegaram os membros do Comitê.

A Vigilância Epidemiológica de Capão Bonito reforçou ainda sobre a atenção com os sintomas da dengue e ressaltou mais ações de prevenção. “Caso tenha febre alta e sinta dores de cabeça, no corpo, atrás dos olhos e apresente manchas vermelhas na pele, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico. É importante intensificar o uso de repelentes e de roupas longas e compridas. Atenção especial ainda às pessoas que viajam bastante, principalmente para cidades como Sorocaba, Itapetininga, Itu, Tatuí e Bauru”, disse a coordenadora Julia Goulart.

Trabalho preventivo

Capão Bonito realiza trabalhos importantes por órgãos competentes. A Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Epidemiológica e Comitê Municipal contra a dengue, promovem ações preventivas e de conscientização.

Agentes de saúde e de combate a endemias vistoriam e visitam residências e estabelecimentos comerciais, sempre com o objetivo de evitar criadouros do mosquito aedes aegypti.

Por isso, as instituições solicitam o apoio da população, pois, de forma conjunta, a possibilidade de diminuir os casos de dengue é maior e mais efetiva.

Dengue no Brasil

Os casos de dengue são um problema em todo o Brasil e têm aumentado ao decorrer dos anos. 2019 terminou com uma média de 206 casos de dengue por hora.

Dados do Ministério da Saúde mostraram no ano passado que foram 1.520.424 casos prováveis (confirmados e suspeitos) da doença, entre janeiro e novembro de 2019. Foram 723,5 casos a cada 100 mil habitantes, com um total de 732 óbitos decorrentes da doença. Em 2018, o país registrou 252.706 casos prováveis de dengue, com 146 óbitos.

O estado de São Paulo foi o que teve maior número de casos, em 2019. Foram 395.930 até o último mês de dezembro. Ainda no ano passado, o estado registrou 262 óbitos. Em 2018, foram 15.708 casos confirmados de dengue, com 14 mortes.

Em Capão Bonito, em 2019, foram 140 casos prováveis de dengue, sendo 12 confirmados e nenhuma morte.