Comitê de Combate a Dengue intensifica ações contra o Aedes Aegypti

Com a chegada da época mais quente do ano e o iminente aumento do número de casos de Dengue, o Comitê Municipal de Implementação e Acompanhamento do Programa Nacional de Combate a Dengue de Capão Bonito vem realizando ações para conscientizar e prevenir a população contra a doença.

O Comitê realiza reuniões mensais para propor atividades para o combate ao Aedes Aegypt. Segundo a Secretaria de Saúde, um dos objetivos é envolver os capão-bonitenses na participação dos encontros, levando melhorias, propostas e sugestões a fim de alcançar melhor efetividade na iniciativa.

Uma das últimas ações realizadas pelo Comitê aconteceu no último dia 11 de novembro, na Rua Floriano Peixoto e Praça Rui Barbosa: o “Dia D”, que contou diversas atividades de conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que além da Dengue, pode transmitir também a Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

De acordo com o Comitê, no dia houve uma passeata que contou com a participação da Fanfarra da Escola João Batista, cartazes e apitos para chamar a atenção dos munícipes que circulavam nas ruas centrais da cidade. Já na Praça Rui Barbosa houve exposição de maquete, amostra do ciclo evolutivo do mosquito e distribuição de folhetos. Além disso, em parceria com a Divisão de Esportes foram realizadas atividades como pinturas, vôlei, perna de pau, dama e zumba.

“A intenção dessa mobilização foi de conscientizar a população aos riscos que esse mosquito traz a sociedade e lembrar que o controle depende de todos nós. A realização dessa ação só foi possível graças às parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Fanfarra da Escola João Batista, Sabesp, Acamar, Demutran, Vigilância Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Divisão de Esportes, Saoma, Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Combates a Endemias, Casa do Adolescente/Pró Juventude e estagiários de Educação Física”, destacaram os organizadores.