CONTABILIDADE – No último dia 03 de outubro, o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo) firmou convênio de cooperação técnica com a prefeitura de Capão Bonito.

Assim como já acontece com outros municípios, o objetivo é assegurar que os serviços contábeis sejam prestados por profissionais habilitados ao exercício legal da profissão.

O documento foi assinado pelo presidente do Conselho, Gildo Freire de Araújo, e pelo prefeito -Marco Citadini (PTB).

A delegada do CRCSP na cidade, Carla Jeanice Batista Silveira Sales, acompanhou a celebração do convênio.

O prefeito Marco Citaidni considerou o convênio mais um instrumento para a valorização dessa importante classe de profissionais liberais de nossa cidade. “Agradeço o apoio da delegada regional do CRC, Janice Batista da Silveira, e do presidente do CRC-SP, Gildo Freire de Araújo”, afirmou o prefeito.

Mais de 295 profissionais – O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo faz parte do sistema de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil, formado pelo Conselho Federal de Contabilidade, com sede em Brasília, e os Conselhos Regionais existentes em todos os Estados da Federação. Este sistema foi criado pelo Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, assinado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, e representou o resultado de um longo processo de gestões que a classe contábil, por meio de suas lideranças, realizou junto aos poderes públicos e à sociedade para criar um órgão colegiado que representasse a regulamentação definitiva da profissão.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo tem em seus quadros mais de 230 colaboradores, dos quais 42 são fiscais.

Em seus registros, figuram mais de 295 mil profissionais e 50 mil empresas de serviços contábeis, ativos ou com registros já baixados. Dos que estão ativos, são mais de 140 mil profissionais e mais de 19 mil empresas de serviços contábeis. Os profissionais e as empresas estão permanentemente sujeitos à fiscalização do CRCSP, que verifica se os padrões técnicos e éticos condizentes com a profissão contábil estão sendo seguidos.

Além de registrar e fiscalizar o exercício profissional, o CRCSP é responsável por um ambicioso programa de educação continuada que já beneficiou milhares de profissionais de todas as regiões do Estado com palestras, seminários entre outras atividades. Também tem um programa de integração com as principais Universidades e Faculdades de Ciências Contábeis do Estado oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer melhor o órgão fiscalizador e sua futura profissão.