O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Capão Bonito criou o projeto “Construindo e Encantando”, que foi contemplado em R$ 150 mil pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Nesta quarta-feira, dia 12, o prefeito Marco Citadini, o secretário municipal de Desenvolvimento Social Erivaldo Rodolfo (Nhã) e a coordenadora do CREAS Jaqueline Costa, estiveram na Secretaria Estadual, onde foram recebidos pela secretária Célia Parnes e pelo secretário executivo Paulo Mathias, para assinarem o convênio.

O projeto, que foi desenvolvido pela equipe do CREAS local, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem como público-alvo adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e terá duração de um ano.

De acordo com os idealizadores, o projeto trata de um curso profissionalizante de marceneiro, em que os adolescentes irão desenvolver brinquedos de madeira, como carrinhos, carrinhos de rolemã, barracas, lousas, sendo todos de madeira e artesanal.

Conforme explicou a coordenadora do CREAS, os brinquedos serão entregues nas comunidades em que os adolescentes residem, por meio de um levantamento do público que irá receber.

“A finalidade é de proporcionar um olhar diferenciado da comunidade para com os adolescentes, do mesmo modo que eles também vejam a comunidade como parte de sua vida, fortalecendo o respeito entre ambos”, explicou Costa.

Segundo afirmou o secretário Erivaldo (Nhã), o projeto terá início assim que a verba for liberada à municipalidade. “Provavelmente vamos começar os trabalhos no início do próximo mês de julho. A verba será usada na compra de equipamentos e matéria prima para a produção dos brinquedos”, disse.

Citadini elogiou a iniciativa da equipe do CREAS e parabenizou pela conquista dos investimentos para colocar o projeto em prática. “Todo o setor de desenvolvimento social de Capão Bonito vem realizando um grande trabalho. A vinda desse investimento será essencial para desenvolver esse importante trabalho, principalmente para resocializar esses adolescentes. Parabéns ao CREAS e à Secretaria”, concluiu.