Creche/escola “Profª. Ileny de Souza Galvão Dias” foi inaugurada

VILA MARIA – A creche/escola “Professora Ileny de Souza Galvão Dias” foi inaugurada oficialmente na noite de sexta-feira, 09 de dezembro.

Localizada na Vila Maria, a creche/escola entrará em funcionamento em 2017 e ampliará ainda mais as vagas na rede municipal de Capão Bonito, que caminha para uma posição privilegiada na região sudoeste ao garantir acesso à escola praticamente todas as crianças.

A solenidade contou com a presença de inúmeros convidados e amigos da família Galvão Dias.

Foi uma noite de celebração à memória de Ileny Galvão Dias, mãe do prefeito Julio Fernando, que dedicou sua vida a educação e deixou um grande legado.

O prefeito Julio Fernando, o vice e prefeito eleito Marco Citadini, o deputado Edson Giriboni (PV), o presidente da Câmara – Matheus Enei Francatto, a secretária municipal de Educação – profª. Claudia Maria Ferreira Miyamoto, a dirigente regional de Ensino – Edilene Aparecida Simão de Freitas representando o secretário estadual de Educação – dr. José Renato Nalini, acompanhados por demais vereadores, secretários e convidados prestigiaram a inauguração que foi a segunda beneficiando o setor educacional em uma mesma semana.

Na noite de quarta-feira, 07/12, a prefeitura inaugurou a nova creche/escola Bem Me Quer na Vila Bela Vista.

O prefeito Julio Fernando, emocionado e em clima de despedida do governo municipal, também foi homenageado em todos os discursos como o chefe do Executivo que mais investiu no setor educacional gameleiro, fazendo com que a cidade melhorasse a infraestrutura de creches e escolas e ao mesmo tempo alavancasse os principais índices que medem a qualidade do ensino.

A diretora da escola profª. Nilza Puci Nunes, falando em nome dos professores e equipe pedagógica, destacou que a entrega da creche/escola é mais um grande passo para ampliar a qualidade da educação infantil, principalmente num bairro que terá um “boom” de desenvolvimento com a construção de 266 casas do Conjunto Habitacional da Vila Maria.

De acordo com a secretária Claudia Miyamoto, Capão Bonito foi uma das primeiras cidades a providenciar documentação e projeto para receber a creche/escola.

“O programa é direcionado ao ensino infantil e é desenvolvido em conjunto entre as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social – SEDS e da Educação. A seleção dos municípios para integrar o programa Creche Escola seguiu critérios socioeconômicos, como a população feminina no mercado de trabalho, a proporção de crianças habitantes na cidade e o PIB per capita do município, segundo os dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade”, afirmou a secretária.

Com recursos do governado do Estado e próprios, o Governo Municipal investiu mais de R$ 1,1 milhão na creche/escola.

Um dos destaques da nova creche/escola é o padrão arquitetônico que possibilitou espaços iluminados e amplos para atender os alunos e equipe pedagógica.

“Com certeza é muito importante para os moradores saber que poderão contar com uma escola de alto padrão como está a partir do próximo ano”, ressaltou o presidente da Associação de Moradores da Vila Maria – Claudinei de Araújo.

Bom filho e agradecimentos pela homenagem – O vice-prefeito e prefeito eleito Marco Citadini destacou em seu discurso o papel do prefeito Julio Fernando como um grande filho.

“Como prefeito todos conhecem o legado do companheiro e amigo Julio Fernando. Com certeza o melhor da história do município. Nesta inauguração, em que reverenciamos a memória da Dona Ileny, quero destacar o papel dele também como um grande filho. Sempre preocupado e atencioso, ele sempre honrou os seus pais mesmo diante de uma agenda de prefeito com inúmeras viagens e compromissos. O prefeito Julio Fernando é um grande exemplo e referência para todos nós”, alegou Citadini.

O prefeito Julio Fernando agradeceu a homenagem perpetuando o nome de sua mãe num importante equipamento educacional feita com aprovação da Câmara de Vereadores.

“Quero agradecer muito por essa homenagem a memória da minha mãe e família. Estou me despedindo do cargo de prefeito e tive a honra de servir o meu município da melhor forma possível em dois mandatos concedidos pelo nosso querido povo. Avançamos muito em todos os setores, principalmente no educacional que hoje tem os melhores índices da região graças a obras como esta. Aproveito o momento para convidar a população para a entrega de outras obras importantes nos próximos dias – a inauguração do Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire” (antigo CBC) na noite desta sexta-feira, 16/12, Unidade Básica de Saúde “Seiti Watanabe” na Vila Nova Capão Bonito no dia 23/12 e da reforma da Praça Rui Barbosa no dia 30/12”, destacou o prefeito Julio Fernando.