BNCC – Para marcar o início de uma mobilização nacional em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estabeleceram o dia 6 de março como o Dia D de Discussão da BNCC.

Nessa data, o MEC e essas entidades vão promover discussões em diversas localidades do país explicando a estrutura e as competências do texto.

Em Capão Bonito, a escola municipal “Oscar Kurtz Camargo” também aderiu a mobilização realizando uma orientação aos pais sobre o BNCC.

Segundo a direção e coordenação da escola, essa etapa é “essencial” à implementação da BNCC.

“Construímos a Base Nacional de forma coletiva, com muito debate e muita discussão”, destacaram a diretora da escola – profª. Isabel Cristina Miranda da Silva e a coordenadora profª. Simone Petreca.

Entre as atividades estiveram apresentações informativas e dinâmicas de caráter formativo, visando o engajamento dos profissionais da educação e pais em todo o processo de concretização do currículo comum.

Participaram do Dia D de Discussão da BNCC secretarias estaduais e municipais de educação, escolas e demais integrantes da comunidade escolar, sobretudo os professores.

A BNCC – A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017.

Trata-se de um documento normativo que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica, convertendo-se na referência para a elaboração de novos currículos escolares em todas as redes e instituições do país.