Educação e Associação dos Engenheiros lançam 2ª edição de projeto que apoia políticas públicas

A Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Engenheiros de Capão Bonito (AECB) lançaram a segunda edição do projeto “Engenharia nas Escolas – Pequenos Engenheiros de Capão Bonito”, nesta quarta-feira, dia 11, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Célio de Melo, do presidente da AECB, Emilio Kenji Okamura, do secretário municipal de Educação, Wagner Santos, da diretoria da Associação de Jesus para Amparo à Pessoa Idosa – AJAPEI (Asilinho), diretores, professores e alunos das escolas municipais que participarão do projeto.

O programa promove ações que visam pesquisar, detectar, debater, divulgar e propor soluções para políticas públicas da comunidade, por meio de um concurso que elegerá o melhor trabalho desenvolvido por alunos dos 8º e 9º anos das escolas municipais Maria da Conceição Lucas Mieldazis, Oscar Kurtz Camargo, Faustino Cesarino Barreto, Sumie Baldissera, João Laurindo e Governador Franco Montoro.

Na edição deste ano, o assunto proposto é “Acessibilidade”, em que os estudantes participarão de um concurso, criando iniciativas e propondo ações sobre o tema.

O engenheiro e secretário da AECB, Claudio Faria destacou que o projeto tem ainda um propósito social entre as entidades de Capão Bonito.

“A cada edição, a Associação escolhe uma instituição diretamente relacionada com o tema proposto para ser beneficiada. A entidade poderá arrecadar fundos, participando do evento de encerramento do projeto. Para esta edição, a entidade é a AJAPEI, o Asilinho”, disse.

De acordo com a Associação, os alunos deverão formar grupos de quatro a cinco componentes e terão que pesquisar sobre acessibilidade e propor soluções para o tema.

Os trabalhos serão avaliados por um comitê julgador, selecionando os melhores projetos. Conforme o cronograma, o período de elaboração dos trabalhos irá até o dia 15 de maio e o evento de premiação acontecerá no dia 20 de junho.

“Os projetos selecionados serão apresentados para a comunidade em evento aberto, e os alunos do grupo vencedor receberão prêmios, assim como o professor orientador e a diretora da escola”, ressaltou Faria.

O secretário de Educação, Wagner Santos, enalteceu que o projeto envolve milhares de pessoas e agradeceu a parceria sempre ativa da Associação dos Engenheiros em prol a Capão Bonito.

“Serão mais de 1.300 estudantes envolvidos neste programa. Agradeço a todos os responsáveis e membros da AECB, por sempre trabalharem por melhorias para a sociedade, propondo atividades em conjunto com a nossa secretaria”, afirmou.

Já o vice-prefeito Célio de Melo enalteceu que o projeto é essencial para fomentar as políticas públicas e que deverão grandes resultados no futuro.

“Incentivar os jovens a pensarem maneiras de apoiar temas tão importantes é fantástico. A conscientização sobre acessibilidade e a elaboração de ações para promovê-la certamente trarão soluções e ideias novas. Agradeço e parabenizo todos os envolvidos nesse projeto”, finalizou.