A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio de parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde, vem intensificando a realização de ações preventivas e os atendimentos e acompanhamentos de estudantes nas unidades escolares do município.

O Programa Saúde na Escola (PSE), juntamente com a Divisão de Educação Especial e Oficina Pedagógica, tem trabalhado com alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, abrangendo todas as escolas públicas, tanto municipais, como estaduais.

Através dessa parceria, o PSE, nos últimos anos, vem atendendo mais escolas e de maneira mais eficaz, com ajuda da organização do setor educacional.

Entre as ações realizadas, os profissionais da saúde, como enfermeiros, nutricionistas, dentistas, médicos e psicólogos, vão até as unidades escolares e promovem palestras, antropometria (mensuração do corpo humano), avaliação oftalmológica, prevenção de doenças como dengue, DSTs, entre outros.

São organizados também, concursos entre alunos, sempre com temas relevantes na sociedade, com o intuito de estimular a prevenção aos perigos da atualidade, como depressão, dependência química e alcoólica, violência, etc.

De acordo com o coordenador do PSE em Capão Bonito, Mario Galdino Vieira, com a parceria com a Divisão de Educação Especial e a Oficina Pedagógica, aumentou a adesão das escolas e, consequentemente, o número de pessoas atendidas.

“Atualmente são cerca de 10 mil alunos atendidos por ano. Tudo isso é muito importante para a prevenção ao uso de drogas, à doenças, além de os conteúdos somarem com as disciplinas escolares”, alegou.

Para a dirigente da Divisão de Educação Especial, Carmen de Medeiros Bonani, as atividades preventivas são essenciais para que as crianças e adolescentes cresçam com melhor qualidade de vida e com mais conscientização.

“Conhecendo a realidade e sendo bem atendidos, esses alunos terão mais bagagem e oportunidades para buscarem uma vida saudável. Quando identificado algum problema com algum estudante, logo encaminhamos para os atendimentos médicos mais especializados”, declarou.

O secretário de Educação, Wagner Santos, agradeceu ao setor de saúde pela parceria e ressaltou que a criação da Divisão de Educação Especial e o trabalho em parceria com a Oficina Pedagógica são medidas que devem ser sempre tomadas, visando o bem estar dos alunos capão-bonitenses.

“Quero agradecer a Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Saúde na Escola, todos os funcionários do setor, que tão bem atendem os as nossas crianças e jovens. A Divisão de Educação Especial é uma das ações do prefeito Marco Citadini e que vem apresentando resultados importantes e concretos. Melhoramos e aumentamos o número de atendimentos a estudantes com deficiência, fomentando a inclusão, e estamos intensificando essas ações de conscientização e prevenção a diversos temas nas escolas”, completou.