Educador social Dino Cesar assume vaga no Conselho Tutelar de Capão Bonito

O educador social Dino Cesar Mendes da Silva assumiu o cargo de conselheiro tutelar de Capão Bonito na última quarta-feira, dia 10. Candidato nas eleições em 2015, obteve mais de 500 votos e assumiu a suplência, e agora toma posse como conselheiro tutelar.

Disputando as eleições do Conselho Tutelar desde 2003, Dino conta que sempre teve a vontade de assumir o cargo para defender os interesses das crianças e dos adolescentes nas escolas e nas creches, principalmente por meio de atividades culturais e artísticas.

“Tenho diversos projetos em mente a serem desenvolvidos, como a gincana “Passa ou Repassa” entre as escolas, o 6º Mega Festival ArtCult, concurso de rima e poesia, e um dos principais, que é defender a volta dos grêmios estudantis nas escolas municipais, que inclusive quero organizar reuniões trimestrais entre grêmios da região”, falou.

Para ele, o projeto do grêmio estudantil é importante porque se trata de um mecanismo de ajuda ao desenvolvimento dos alunos, entendendo como funciona a base política do Brasil e as funções dos cargos públicos. “Entre 2000 e 2002 fui presidente do grêmio estudantil do Raul Venturelli, então posso garantir que é um projeto de relevância. Quero que os jovens sejam cada vez mais participativos e ajam como verdadeiros cidadãos na sociedade”, destacou.

Além disso, explicou que os projetos de arte e cultura contribuem para que as crianças e os adolescentes se afastem das drogas e da violência. “A ideia é incentivar o convívio social, humanitário e plantar nos jovens atitudes boas e responsáveis”.

Por fim, o conselheiro ressaltou também que quer ser um parceiro do município para criar ações de trabalho e desenvolvimento em prol às crianças e aos adolescentes do município. “Em parceria, podemos realizar as ações de políticas públicas para orientar os jovens, principalmente por meio do trabalho do CRAS e do CREAS, que são dois órgãos públicos essenciais ao apoio social”, declarou.

Perfil

Dino Cesar Mendes da Silva é capão-bonitense e orgulha-se de ter começado a trabalhar desde cedo. Foi horticultor no Centro de Assistência Social (Padre Henrique) dos sete aos 12 anos, e dos 13 aos 15 anos exerceu a mesma função no Centro de Profissionalização e Produção (CPP). Segundo ele, esses trabalhos foram fundamentais para seu desenvolvimento profissional.

Atualmente, além de educador social, Dino trabalha também como pintor, decorador, professor de dança, promotor de eventos, letrista, desenhista, além de outras funções.

Dino sempre acompanhou a política de perto e participa ativamente na organização de atividades culturais e sociais desde o início dos anos 90. Agora, conselheiro tutelar, também faz parte do Conselho Municipal Antidrogas, da Rede de Educadores e é presidente da Guarda Mirim de Capão Bonito, onde destaca a realização do Festival de Arte e Cultura e o apoio na conquista do primeiro emprego a 800 crianças.