HIGIENIZAÇÃO – Em parceria Prefeitura Municipal e SABESP retomaram na manhã de hoje os trabalhos de higienização em pontos de alta circulação no município.

É mais um trabalho desenvolvido pelo Executivo Municipal, buscando preservar a saúde dos munícipes de Capão Bonito.

A importância da sanitização de ambientes públicos em tempos de pandemia

A pandemia do novo coronavírus deixou o mundo em alerta e reforçou a importância de da higienização e sanitização dos ambientes públicos, tentando assim promover um maior controle de novos casos.

A rápida contaminação e a ausência de recursos para a imunização em massa fizeram com que os governos tivessem que adotar medidas restritivas, como o isolamento social e, consequentemente, o fechamento de espaços públicos.

Mesmo com o fechamento da maioria desses espaços, alguns ambientes públicos que preveem grande circulação de pessoas precisam continuar operando e adaptando suas rotinas a higienizações constantes.

Ainda que a maior chance de contágio do novo Coronavírus seja pela propagação de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias, a propagação do vírus em superfícies e objetos também deve ser encarada com preocupação.

Isso porque, dependendo do local e do tipo do material, o vírus pode permanecer ativo por horas e até mesmo por dias, podendo gerar uma onda de novos contágios ainda maior sem o ambiente não tomar os devidos cuidados.

Sendo assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma recomendação para todos os Estados e Municípios reforçando a importância de manter os ambientes públicos higienizados e Capão Bonito vem seguindo este protocolo.

A sanitização dos espaços públicos tem como objetivo prevenir a saúde da população em geral, bem como salvaguardar os trabalhadores envolvidos não apenas no procedimento, como aos que trabalham nesses ambientes.

Entendendo a importância da sanitização no combate a propagação do novo coronavírus, algumas prefeituras como a de Capão Bonito, estabeleceram cronogramas para a higienização e desinfecção de locais públicos.

Sanitização é primordial – Mesmo com as recomendações de isolamento social e higiene pessoal, o ambiente público também precisa fazer a sua parte para tentar quebrar a cadeia de infecção do novo coronavírus.

A medida de sanitização constante deve ser prevista também pelas redes de supermercado e demais serviços essenciais que possam vir a gerar algumas aglomerações de pessoas.

Nesse caso, o recomendável é que a sanitização ocorra antes da abertura das lojas e em horários espaçados durante o dia para garantir a eficácia e a proteção necessária de todos os envolvidos.

Por isso, além do controle de pessoas, o comércio deve prever a contratação de profissionais experientes e que saibam realizar a sanitização do espaço público, não abrindo mão também de reforçar a higiene dos funcionários durante os horários de funcionamento.

O prefeito Julio Fernando agradeceu mais uma vez a parceria da Sabesp nas ações.