Encontro em Capão Bonito reforça importância da mulher no empreendedorismo

CONSELHO DA MULHER EMPREENDEDORA – Capão Bonito recebeu na tarde da última quarta-feira, 22/09, empresárias da cidade e representantes de Associações Comerciais de toda a região para um encontro com Ana Claudia Badra Cotait – presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Ana Claudia foi recepcionada no Centro Educacional “Paulo Freire” pelo presidente da Associação Comercial – Ary Russo, pelo vice-presidente da RA-10 da Federação – Vladimir Augusto Martins – ACIA de Paranapanema, pela secretária de Educação e primeira-dama representando o prefeito Júlio Fernando – Ana Luiza Dias, pela vereadora Camila Camargo e demais representantes do município e Sebrae.

Foi uma manhã de conexão, inspiração e estímulo ao fomento do empreendedorismo feminino.

O objetivo da Federação das Associações Comerciais de São Paulo é criar um Conselho da Mulher em cada Associação Comercial e, assim, multiplicar ações desenvolvidas pelo CMEC conforme a realidade de cada município.

A secretária de Educação – Ana Luiza Dias, reforçou a importância da mulher no empreendedorismo e elogiou a iniciativa em multiplicar em Capão Bonito e região as ações realizadas pelo CMEC.

“As convidadas deste evento representam um pouco do poder da mulher capão-bonitense. Esperamos que façam parte do conselho da mulher empreendedora e que esta seja mais uma grande ação entre a Facesp e a nossa entidade”, disse.

O presidente da Aciap – Ary Russo acrescentou que a Associação Comercial de Capão Bonito está de portas abertas para as atividades do Conselho e apoio as empreendedoras.

Durante o encontro, Ana Claudia apresentou as atividades do CMEC, que atualmente possui 98 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp, e disse que a sua meta é formar 300 até o final do ano.

Para isso tem viajado por todo o Estado para divulgar as ações desenvolvidas.

Segundo ela, o CMEC tem como objetivos fomentar o empreendedorismo feminino, apoiar a criação de novos produtos e serviços, unir para empreender e formalizar e, principalmente, estimular o aperfeiçoamento e a qualificação da mulher empreendedora. “Uma mulher qualificada vai aonde decidir ir”, disse. “A qualificação aumenta a participação da mulher na liderança de uma empresa. Não adianta ter a liderança se ela não for qualificada”, disse.

Para a vereadora Camila Camargo, não está fácil empreender, por isso é muito importante receber todo ensinamento e sabedoria da Facesp e do Sebrae.

“As habilidades para empreender não são genéticas. Elas podem ser aprendidas, para isso, temos que procurar a trilha certa. Com o Conselho da Mulher Empreendedora e acesso ao Facesp Mulheres teremos os conhecimentos das ferramentas necessárias, que contribuem para construir um negócio sólido, responsável e duradouro”, alegou a vereadora.

O evento também contou com stands do Banco do Povo, Sebrae, ACAMAR (Cooperativa de Reciclagem), além de produtos confeccionados por artesãs e artesãos e as presenças dos vereadores Antonio Roberto de Siqueira (Fio), Josiel Vieira Baitaca, da diretora de Turismo – Janaina Faia, do assessor de Relações Institucionais – Matheus Francatto e do gerente regional do Sebrae – Luis Guilherme Sanches.

As empreendedoras interessadas em informações sobre o CMEC da Facesp podem acessar o link https://cmecmulher.com.br/