Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Encontro na Fatec de Capão Bonito debateu criação de CDR

DESENVOLVIMENTO – Um encontro realizado no começo do mês na Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito discutiu a criação de um Centro de Desenvolvimento Regional.

O Projeto Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) é desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes).

A criação de CDRs nas instituições de ensino superior tem a finalidade, segundo seus idealizadores, de articular atores locais como governo, universidades, associações e empresários em prol do desenvolvimento do território.

A proposta de criação dos centros nasceu do estudo do Cedes, da Câmara dos Deputados sobre instituições de ensino superior e o desenvolvimento regional, relatado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que participou do encontro em Capão Bonito ao lado do prefeito Marco Citadini (PTB).

“Cada campus ficará responsável por dois, três ou quatro municípios, e verá quais são as potencialidades para o desenvolvimento sustentável daquela região, as atividades econômicas, os setores produtivos, as vocações; a partir daí faria um plano de desenvolvimento de 20 anos para melhorar a produtividade, a eficiência, agregar valor aos produtos, agregar incorporação tecnológica e melhorar a qualificação profissional”, explicou Vitor Lippi.

Pilotos – Inicialmente haverá quatro pilotos, nas universidades federais de Brasília (DF), Campina Grande (PB), Bagé (RS) e Itapeva (SP).

A meta, disse o deputado, é chegar aos 1.500 campi universitários existentes no País, incluindo as universidades federais e estaduais e os institutos federais de educação.

Cada CDR deverá contar com uma estrutura mínima de seis professores, seis alunos e um secretário executivo, e custará, em média, R$ 250 mil por ano. Para o deputado federal Ariosto Holanda (PDT-CE), o valor é pequeno, dada a potencialidade do projeto.

Holanda defendeu a participação dos bancos de desenvolvimento no financiamento dos projetos.

Os primeiros CDRs devem começar a funcionar dentro de cinco meses. O MEC estuda a possibilidade de oferecer incentivos para os docentes que criarem projetos voltados para o desenvolvimento sustentável local e regional.

“Quem acompanha meu trabalho, há mais de 20 anos na vida pública, sabe que sou um defensor do planejamento estratégico e de uma gestão eficiente dos recursos públicos. Por isso, com o apoio do governo federal e de Instituições de Ensino do Sudoeste paulista estamos na Fatec Capão Bonito para a criação de um projeto piloto do Centro de Desenvolvimento Regional. A expectativa é que as universidades assumam um papel de protagonismo na economia local, incentivando a criação de empregos e aumentando a competitividade da nossa região”, afirmou o deputado Vitor Lippi.

O prefeito de Capão Bonito e presidente do Condersul (Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste) – Marco Citadini elogiou a iniciativa.

“Essa proposta vem de encontro ao interesse dos prefeitos da região de contar com apoio das universidades nos projetos de desenvolvimento”, afirmou Citadini.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp