Escola Balangá e creche Leoni realizaram projeto para valorizar a parceria entre escola e família

A Escola Municipal Balangá e sua vinculada Escola Municipal Creche Leoni da Silva Lopes desenvolveram o projeto “Escola e Família – Construindo Novos Caminhos”, ao longo deste mês de maio, contanto com a participação dos professores, monitores, funcionários, alunos e famílias.

O projeto teve como objetivos comemorar o Dia Internacional da Família, do último dia 15, e valorizar a parceria escola-família, além de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo, tanto em casa, como na escola e em qualquer outro ambiente.

De acordo com a diretoria da unidade escolar, tal projeto foi desenvolvido com o intuito de identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a efetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando a interação entre ambas as partes e garantindo a formação de crianças enquanto cidadãos.

“Atualmente, o conceito de família é muito amplo, sendo possível haver diversas configurações. Independentemente do seu formato, a família é o primeiro ponto de referência para a criança e, a escola, por sua vez, entra na vida da criança para ampliar sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo”, destacou a diretora Ana Paula Ferraz.

Desta forma, os professores das duas unidades escolares desenvolveram atividades diversas como árvore genealógica da família, pintura individualizada de telas usando a criatividade dos alunos, mural de fotos com familiares, cartazes, pesquisas, desenhos, entre outros.

“As famílias também foram convidadas a participarem da “Semana do Brincar com a Família”, entre os últimos dias 06 e 10, que contou com brincadeiras com os filhos no parque infantil e nas salas de aula, e narração de histórias para a turma”, acrescentou a diretora.

Ainda durante esse período, a psicóloga Dr. Moira Souza promoveu palestras para as famílias, abordando o tema “A importância da família”, reforçando e valorizando a necessidade de um forte vínculo familiar.

Como conclusão do projeto, entre os últimos dias 13 e 17, foram realizadas as apresentações de vídeo, músicas e danças para as famílias, encerrando-se com a entrega de telas de pintura desenvolvidas pelos alunos.

A Escola Municipal Balangá e a Escola Municipal Creche Leoni da Silva Lopes agradecem a todos que participaram deste projeto, garantindo um ensino de qualidade.