Escola Sumie Baldissera promove testes de visão aos alunos em parceria com ótica

A Escola Municipal Sumie Tereza Matsuura Baldissera, da Nova Capão Bonito, promoveu, em parceria com as Óticas Terceira Visão, testes de visão para os 585 alunos matriculados na unidade escolar.

O projeto surgiu a partir da atenção do coordenador Varani Baltazar, que percebeu a dificuldade de um aluno em acompanhar o conteúdo escolar e procurou ajudá-lo. “Conversei com a família do estudante, que alegou que precisava agendar consultas com médicos oftalmologistas. Foi então que resolvi procurar a ótica pra realizar o projeto em parceria com a escola”, afirmou Varani.

Como a empresa se colocou à disposição, o projeto aconteceu em duas fases. Na primeira, os estudantes passaram por testes de triagem para identificar quem apresentava alguma dificuldade em enxergar de perto ou de longe, para passar para os próximos testes.

Os alunos que então apresentaram dificuldades foram encaminhados para a segunda fase, em que os profissionais da ótica realizaram exames mais precisos, com máquinas especializadas.

Agora, na próxima etapa, será realizado um mutirão com um médico oftalmologista para providenciar o pedido de óculos aos alunos que precisarem.

O secretário de Educação Wagner Santos elogiou a ação e afirmou que a secretaria vai apoiar as famílias no fornecimento dos óculos. “Parabenizo a unidade escolar e o coordenador Varani, que foi um dos principais responsáveis pela iniciativa. Nossa intenção é ampliar esse projeto para mais escolas municipais e apoiar também o setor de saúde no atendimento médico”, afirmou.

Santos ainda agradeceu as Óticas Terceira Visão pela disponibilidade na ação. “A empresa é sempre parceira do município, já apoiou projetos nas escolas Faustino Cesarino Barreto e Oscar Kurtz Camargo e está disposta a apoiar em demais iniciativas”, concluiu.