Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Escola Vale Encantado apresentará 19ª edição de teatro com peça de William Shakespeare

Com uma tradição que vem desde 2001, a Escola Vale Encantado apresentará mais uma edição do teatro do oitavo ano na próxima semana, nos dias 24, 25, 26 e 27, no Salão da entidade Legionários na Defesa do Menor, às 19h.

Um dos eventos culturais mais aguardados da instituição escolar e do município, a peça teatral deste ano será a “Muito barulho por nada”, de William Shakespeare. Para isso, alunos e professores, desde o fim do ano anterior, se organizam para realizarem o espetáculo. Coincidentemente a peça deste ano é a mesma que deu início às apresentações, em 2001.

A professora do oitavo ano, Karina Priscila Gonçalves Kacuta explicou como é o processo de escolha da peça e como estão os ensaios para a apresentação da próxima semana.

“A peça é sempre escolhida pelo professor de classe, que acompanha os alunos desde o primeiro ano, fazendo, com muita consciência, daquilo que deseja alcançar com eles, buscando uma peça que se encaixe com a turma. Após a escolha, vem mais uma empreitada, que é a escolha dos personagens. O professor os escolhe, de acordo com o que cada aluno pode aprender de alguma forma com os mesmos”, declarou.

Conforme falou ainda a professora, depois dos personagens escolhidos, começam os trabalhos da criação dos figurinos, pinturas, camisetas, desenho do cartaz, faixas e programas. “Tudo isso é feito pelos próprios alunos, com a orientação dos professores, momento em que a criatividade vem à tona”, destacou.

Ao mesmo tempo, os estudantes se debruçam sobre o trabalho intenso de decorar as suas falas e, em seguida, de incorporar trejeitos e características próprias de seus personagens. “Todo esse movimento se inicia em fevereiro e vai até os dias de apresentação. São oito meses intensos, sempre contando com o apoio incondicional dos pais”, acrescentou.

Karina ressaltou ainda que o teatro tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos alunos. “Nesse período em que os estudantes estão entrando na adolescência, ter a possibilidade de atuar em um personagem com o qual terá a oportunidade de aprender muitas coisas para a sua vida e desenvolvimento é essencial. As turbulências e desarranjos pelos quais eles passam com as transformações dessa fase podem ser extravasados no palco”, salientou.

“São muitos os objetivos que a pedagogia Waldorf possui ao inserir o teatro para os jovens dessa idade, mas, em especial é o de ajudar na harmonização em geral dos alunos, tanto na parte emocional, aumentando sua autoestima, como no fortalecimento de sua vontade. Este ano será ainda mais especial a nossa apresentação, pois estamos comemorando o centenário da pedagogia Waldorf no mundo e todos vão se emocionar com o espetáculo”, completou.

Convite

A Escola Vale Encantado convida a todos para assistirem às apresentações. Como sempre faz uma ação social, a unidade escolar solicita que o público leve um quilo de alimento não perecível para que toda arrecadação seja entregue nas entidades do município.

O Salão da entidade Legionários na Defesa do Menor de Capão Bonito fica localizado a Rua 13 de Maio, nº 27, próximo à Santa Casa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp