Escolas de Capão Bonito promoveram atividades culturais no Dia da Consciência Negra

CONSCIENCIA NEGRA – Escolas de Capão Bonito promoveram na última segunda-feira, 20 de novembro, atividades culturais para celebrar o Dia da Consciência Negra.

O status de feriado foi revogado em Capão Bonito, mas o a celebração da data foi mantida como atividade cultural.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, na rede municipal as escolas apresentaram vídeos de conscientização sobre a data e também atividades envolvendo os alunos, professores e pais.

A recomendação foi de que as atividades durassem no mínimo 2 horas.

“Temas como Direitos humanos, preconceito, reconhecimentos histórico e cultural e apresentações artísticas marcaram as atividades”, destacou o secretário dr. José Dimas Cordeiro de Miranda.

Na escola municipal “Oscar Kurtz Camargo”, os alunos fizeram belas apresentações. A direção da escola lembrou que as atividades de conscientização e igualdade são trabalhadas durante todo o ano letivo pelas equipes multidisciplinares.

Na escola de Educação Infantil Balangá na Vila Aparecida, maior bairro da cidade, também foi realizada uma atividade cultural especial.

No Jardim Vale Verde, a escola Jornalista “José Carlos Tallarico” também promoveu atividade cultural com palestras e apresentações.

A servidora municipal Adriana Santos e o representante do Grupo Erê sr. Raimundo estiveram proferindo palestras. Alunos do coral da escola também fizeram uma participação especial.

As atividades tiveram como objetivo contribuir para a reflexão e formação cultural dos alunos, além de resgatar e fortalecer aspectos da cultura africana e afro-brasileira.

A programação também fez parte da Década Internacional de Afrodescendentes, que acontece em todo planeta e tem como objetivo promover o respeito, justiça, proteção e a garantia dos direitos humanos aos povos afrodescendentes previstos na Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas.