Escolas Jacyra e Jornalista apontam diferenciais para o avanço no Ideb

Os alunos da 4ª série e 5º ano das escolas municipais de Capão Bonito alcançaram um dos melhores resultados do Sudoeste Paulista no último levantamento do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), realizado em 2017. Os números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) colocam Capão Bonito na liderança regional do Ideb 2017.

O município também superou as médias nacional e estadual com a nota de 6,7.

Entre as unidades escolares municipais, duas se destacaram no quesito “melhor nota” e “maior evolução”, sendo elas a tradicional escola Professora Jacyra Landim Stori, que obteve a nota de 7,5 e a Escola Jornalista José Carlos Tallarico, localizada na região do Jardim Vale Verde e Vila São Paulo, e que apresentou a maior evolução, saltando da média de 5,0, registrada em 2013, para 7,0 em 2017.

As diretoras da Escola Jacyra Landim Stori, Maria de Fátima Queiroz, e da Escola Jornalista José Carlos Tallarico, Eloísa Regina da Cruz Carvalho, explicaram como foi o trabalho realizado e as ações que levaram as unidades escolares a obter êxito na avaliação de 2017.

Elas apontaram o trabalho em equipe com o grande diferencial, além do envolvimento da comunidade, pais, alunos e professores. “É importante e essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Contamos com professores muito bons, comprometidos, que entendem o ofício e possuem boa relação com os alunos e com os pais. Os professores foram o ponto essencial para as conquistas”, declararam.

Maria de Fátima revelou ainda que um dos pontos importantes da unidade escolar foi a valorização dos estudantes e a confiança dos pais. “Nossa equipe sempre deixa claro aos alunos que todos eles são capazes, que são os protagonistas e quem faz a escola são eles. Os pais são participativos e cobram o aprendizado, isso também é essencial”, falou.

A educadora ainda destacou projetos que fomentam o conhecimento e a evolução dos alunos. “Criamos projetos como produção de texto, de teatro – principalmente para datas comemorativas -, e de matemática, sendo estimulados com prêmios aos melhores trabalhos”, afirmou.

Outro ponto apresentado pela diretora foi a realização de uma rotina de simulados de preparação dos estudantes para o IDEB e para provas como concursos e vestibulares, identificando desta forma, as facilidades e dificuldades de cada aluno.

“Sempre passamos mensagens para que cada pessoa busque ser um ser humano melhor em tudo que realiza, fazendo o que gosta e com amor. Além disso, é importante buscar mais recursos em nós mesmos do que nos outros, pois a vontade tem que vir da gente”, concluiu.

Já a diretora da Escola Jornalista José Carlos Tallarico, Eloísa Regina, se emocionou ao comentar a evolução da unidade escolar no Ideb, que subiu dois pontos em relação à última prova, algo raro de acontecer.

“A primeira ação foi trabalhar com a autoestima dos alunos e mostrar a eles a importância dos estudos, e também buscar conquistar a confiança da comunidade e dos pais. No início foi difícil, tivemos desempenho baixo nos Ideb’s anteriores, mas agora alcançamos essa excelente nota, que superou bastante a meta para 2021 que é de 5,8”, relevou.

Eloísa apresentou um plano de ação inovador para melhorar os índices do Ideb. “Criamos estratégias diferenciadas, com compromisso e foco dos envolvidos. Iniciamos realizando diagnóstico das habilidades dos alunos e aplicamos variados simulados, semanalmente, desde o início do ano letivo à turma do 5º ano”, disse.

De acordo com a diretora, uma das ações estratégicas foi o de identificar o uso da linguagem dos simulados do Ideb com os alunos da 4ª série. “Essa atividade é importante para que  que ao ingressarem no 5º ano, estejam preparados para facilitar a compreensão das questões da prova”, destacou.

A diretora ainda elencou diversos meios para a melhoria da qualidade de ensino na unidade. “Desenvolvemos o hábito de estudo na casa, com participação dos pais, atividades extraclasses, estudo centrado nas habilidades diagnosticadas com dificuldade, incentivos a leitura de livros, gibis e revistas, desenvolvimento de jogos matemáticos, gincanas e uso de tecnologia, como blogs para estudos na casa com acompanhamento dos professores”.

Ainda segundo Eloísa, a escola ainda realiza a revisão das atividades de estudo na casa no início de cada aula, trabalhos interdisciplinares e atendimento individualizado de alunos de acordo com suas necessidades.

“Uma das nossas prioridades é trabalhar os valores com os alunos, para retomar a valorização da educação e de questões básicas como comportamento, respeito e amor ao próximo. Provamos que os estudantes são capazes e agora vamos continuar incentivando-os para mantermos nossa educação de qualidade, e para continuarmos no caminho certo em provas como o Ideb”, finalizou.

Equipe Gestora Escola Jacyra Landim Stori.

Equipe Gestora Escola Jornalista José Carlos Tallarico.