Fatec de Capão Bonito sedia capacitação do Programa Ambiental Município Verde Azul

CAPACITAÇÃO – Capão Bonito recebeu nos dias 07 e 08 de março, a equipe técnica do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA).

Foi mais uma importante fase da capacitação sobre as diretivas que compõem o programa e integram o ciclo 2018.

O encontro contou com a participação dos interlocutores de mais de 60 municípios, que integram as Bacias Hidrográficas do Alto Paranapanema e Sorocaba.

A capacitação foi realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito.

Segundo o coordenador do Programa Município VerdeAzul (PMVA), José Walter Figueiredo Silva, a capacitação é uma via de mão dupla.

“De um lado, técnicos do programa orientaram os interlocutores na implantação e no desenvolvimento dos projetos ambientais e sanaram dúvidas sobre as diretivas que o compõe e incentivaram a adesão municipal. Do outro, ouviram sugestões dos interlocutores. Tudo isso com vistas à melhoria do PMVA. Este é o momento para o município transformar a sua ação ambiental em um bem global”, explicou José Walter.

“As ações ambientais precisam ser perenes nas cidades. Estamos com vários projetos e buscando novas parcerias para melhorar não somente a posição no ranking ambiental, mas a qualidade de vida de todos os capão-bonitenses”, destacou o prefeito Marco Citadini durante a abertura da capacitação, acompanhado do secretário de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente – Reinaldo Daniel Jr. e da interlocutora e diretora de Meio Ambiente – Aline Érika Hori.

Para coordenadora o secretário – Reinaldo Daniel Jr., a participação na capacitação é fundamental para o entrosamento dos municípios no ciclo que se inicia. “É um trabalho para que todas as cidades tenham condições reais de evolução”, ressaltou o secretário.

Interlocutores de cidades como Ribeirão Grande e Guapiara também participaram da capacitação e consideram as explicações fundamentais para balizar as ações em 2018 visando a certificação.

O Programa – Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo, atendendo as 10 diretivas do programa como: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Cidade Sustentável, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.