A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, em setembro de 2017, iniciou uma nova fase no sistema de informação dos atos públicos do município com a substituição do semanário Imprensa Oficial de forma impressa pelo formato digital/eletrônico. A medida já gerou uma economia de R$ 90 mil aos cofres públicos.

O ato de substituição da edição impressa foi cumprida pelo decreto nº 119/2017, publicado pelo prefeito Marco Citadini atendendo requerimento da Câmara de Vereadores, por meio do vereador Neto da Farmácia.

A mudança se fez necessária como parte das medidas para economizar recursos públicos, em virtude da série crise orçamentária nacional, que também afeta os municípios.

Além disso, a instituição de diários e semanários oficiais eletrônicos se tornou uma tendência nos municípios, tais como Botucatu, Borborema, Catanduva, Sorocaba e, inclusive, na capital paulista, que já aderiu ao novo sistema com vistas à economia e agilidade do sistema online e tem aval de órgãos responsáveis pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos e transparência.

De acordo com a Secretaria de Administração e Finanças, a iniciativa, a longo prazo, irá gerar economia considerável ao município, pois a edição digital não tem custos à Prefeitura.

“Os custos com a impressão geravam, em média, cerca de R$ 3.500 com gráficas por mês, somando, mais de R$ 40 mil ao ano. Em dez anos, por exemplo, a Prefeitura deixará de gastar R$ 400 mil. Com medidas responsáveis, como essa, queremos garantir o equilíbrio das contas municipais na atual e futuras administrações”, explicou o secretário Noel Correa Leme.

Responsabilidade ambiental – Outro fato considerado pelo Executivo ao optar pela mudança é a responsabilidade ambiental dos poderes locais constituídos ao deixar de realizar a versão impressa, evitando gastos com papel. Neste caso, há uma redução de uso de matérias primas (como madeira), do consumo de energia, água e de produtos químicos utilizados na produção de papel, além de diminuição do gasto de combustível envolvido na logística e nas despesas de entrega.

Atualmente Capão Bonito possui uma população de aproximadamente 48 mil habitantes e a tiragem semanal do Semanário Impresso era de 1.500 exemplares por semana, representando uma abrangência de pouco mais de 3% da população total do município.

Acessos digitais – Mais um fator considerado pela atual administração, ao investir na edição digital na Imprensa Oficial, foi o aumento do acesso ao site da Prefeitura e do semanário.

Somente o portal da Imprensa Oficial, desde setembro de 2017, já teve 225.665 acessos por usuários, sendo que 60% dos acessos ocorrem por meio de celulares, e 40% através de computadores ou notebooks. Cada edição da Imprensa Oficial é visualizada, em média, por 1.200 pessoas.

De acordo com o setor de comunicação, a edição digital auxilia nos casos de urgência para a publicação de alguns documentos, em que é necessário realizar edições extras durante a semana.

“Alguns editais têm uma data correta para ser publicada, sem que possa aguardar até às sextas-feiras, dia em que as edições são veiculadas. Com isso, a edição digital permite a realização de edições extras, em dias da semana, sem que haja mais gastos pela municipalidade”, destacou o assessor de imprensa e editor da Imprensa Oficial, Neto Tallarico.