Governador Geraldo Alckmin entrega obras da SP-250 em Capão Bonito neste sábado

GOVERNADOR NA REGIÃO – O governador Geraldo Alckmin entrega oficialmente neste sábado, 11/11, às 10:30 horas, as obras de modernização que integram o pacote de melhorias para a Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado (SP-250), que liga Capão Bonito, Guapiara, Apiaí e Ribeira.

A entrega acontecerá em solenidade no trevo de acesso à cidade de Ribeirão Grande (rodovia João Pereira dos Santos Filho – SP-181) com presença de autoridades das regiões sudoeste e Vale do Ribeira.

As obras foram realizadas em 129,6 km de extensão, beneficiando mais de 91 mil habitantes da região.

As obras começaram em janeiro de 2016 por Apiaí. No total foram 129 km de recuperação, acostamentos, terceiras faixas, obras de arte e segurança. Além disso, serão criados 1.633 novos postos de trabalho, dos quais 408 diretos e 1.225 indiretos.

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, investiu R$ 354,9 milhões para a realização dos serviços.

O recurso foi proveniente de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Uma grande obra estruturante ligando Capão Bonito, Guapiara, Apiaí e Ribeira, divisa com o Paraná. Uma ligação estratégica entre o sul e o sudeste brasileiro. Será uma honra para Capão Bonito receber o governador Alckmin na entrega desta importante obra de integração regional”, alegou o prefeito e presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste (Condersul) – Marco Citadini.

Etapas da obra na SP-250 – O pacote de obras na SP-250 foi dividido em quatro lotes, para que mais frentes de trabalho atuassem na rodovia, reduzindo o prazo de execução de serviços.

A recuperação da pista, a pavimentação de acostamentos e as melhorias na sinalização e drenagem foram realizadas em todos os lotes.

No primeiro trecho, entre Capão Bonito e Guapiara, do km 225,3 ao km 261,5, as obras foram iniciadas em outubro de 2015 e concluídas em abril deste ano 2017.  O investimento neste lote foi de R$ 88,1 milhões, com recurso de financiamento internacional do BID. O Consórcio Helleno/ Vale/ TC foi responsável pela execução.

O segundo lote, entre os municípios de Guapiara e Apiaí, do km 264,5 ao km 286, foi iniciado em dezembro de 2015 e concluído em junho deste ano.

O investimento, com recursos de financiamento internacional, foi de R$ 63,5 milhões. A empresa responsável foi a Construtora Estrutural Ltda.

Executado pela Construtora Ferreira Guedes S/A, o terceiro lote ficou no município de Apiaí, do km 286 ao km 320. Os serviços foram iniciados em dezembro de 2015 e foram concluídos em junho deste ano.

A Construtora Ferreira Guedes S/A foi a responsável pelos serviços, que têm investimento de R$ 84,6 milhões, provenientes do BID.

O último lote, no município de Ribeira, vai do km 320 ao km 354,9, e as obras ficaram sob responsabilidade do Consórcio Helleno/ Vale/ TC. As obras foram iniciadas em outubro de 2015, e o término aconteceu em abril de 2017. O valor do quarto lote foi de R$ 91,4 milhões.