INAUGURAÇÃO – Na última terça-feira (23/11), o Governo de São Paulo inaugurou mais uma unidade do Poupatempo, na Região Administrativa de Itapeva.

O novo posto de Capão Bonito, mais moderno, compacto e integrado ao Detran.SP, possui capacidade para realizar 150 atendimentos por dia, beneficiando uma população de quase 50 mil habitantes.

“Ágil, eficiente e com diversas opções, inclusive de serviços municipais. Esse é o conceito de modernidade do novo Poupatempo, cada dia mais presente na vida das pessoas, trazendo facilidades”, destacou o Vice-Governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, que não pode estar presente devido agenda de última hora no Palácio dos Bandeirantes, mas ligou para o prefeito Júlio Fernando parabenizando a cidade pela inauguração.

A partir de agora, os cidadãos que precisarem realizar serviços presenciais já poderão agendar data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. O procedimento é obrigatório em todos os postos.

“Sem dúvida, essa é mais uma conquista para a população do Estado. A nova unidade de Capão Bonito, que beneficiará também municípios do entorno, como Eldorado, Guapiara, Ribeirão Grande, Sete Barras e Taquarivaí, é resultado de um grande empenho feito pela Prodesp, que trabalha junto ao Governo de São Paulo, para melhorar cada vez mais a prestação dos serviços públicos, com atendimento eficaz e de qualidade. Com foco no digital, o modelo evidencia a importância do programa, atendendo os anseios dos cidadãos que estão sempre em busca de facilidades”, afirmou Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado que administra o Poupatempo.

Segundo o prefeito Júlio Fernando (Podemos), o posto já vem funcionando e sua implantação proporciona segurança e comodidade ao cidadão de Capão Bonito e cidades vizinhas.

“O novo formato é por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa, que inclui serviços municipais. O modelo já foi testado e aprovado”, alegou o prefeito.

O novo Poupatempo faz parte das 104 unidades já autorizadas pelo Governo de São Paulo no plano de expansão do programa, das quais 10 estão em operação. Em Capão Bonito, serão oferecidos serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a solicitação de RG, primeira via e alteração de dados cadastrais da CNH, mudança na característica ou transferência interestadual de veículo, intenção de matrícula escolar, investigação e reconhecimento de paternidade, além de alguns serviços oferecidos pelo município. O investimento do Estado com a implantação da unidade é de aproximadamente R$ 130 mil.

As demais opções estão disponíveis online e podem ser realizadas com conforto e segurança, sem precisar sair de casa. Atualmente, são mais de 160 serviços nos canais eletrônicos – site, app e totens de autoatendimento –, que incluem renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros.

“Queremos atender cada vez mais e melhor. Com o passar dos anos, o Poupatempo e o Detran.SP se modernizaram para corresponder aos anseios dos cidadãos que procuram por comodidade e agilidade nos serviços. Com formato inovador e atendimento integrado, conseguimos unir opções de diversos órgãos e oferecer uma experiência mais completa e satisfatória às pessoas”, afirma Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP.

Para minimizar os riscos de transmissão do coronavírus, o Poupatempo mantém medidas preventivas e protocolos sanitários, a fim de garantir a segurança de funcionários e da população nas unidades. Importante reforçar que, para o atendimento presencial, além da necessidade de agendar data e horário, também é obrigatório o uso de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante.

Novas unidades autorizadas na região – Ainda na terça-feira (23), durante evento do RetomaSP, foi autorizada a implantação de sete novas unidades do Poupatempo para a região de Itapeva, nos municípios de Angatuba, Apiaí, Buri, Itaí, Paranapanema, Piraju e Taquarituba. Os futuros postos de atendimento já ultrapassam a marca de 100 autorizados, com parte do plano de expansão do programa, que prevê instalações mais compactas e com foco no digital.

“Boa notícia para a população de Itapeva. Quando inaugurados, os novos postos do Poupatempo irão beneficiar mais de 170 mil habitantes dos municípios e entorno. Além disso, trarão diversas opções, do Detran.SP e também das prefeituras, para atender e facilitar sempre mais a vida dos cidadãos”, afirmou o Vice-Governador e secretário de Governo de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Durante o evento, também foram entregues mais de 600 cartões do Bolsa do Povo. Operacionalizado pela Prodesp, o programa unifica ações estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores correspondentes aos beneficiários.

As futuras unidades do Poupatempo, planejadas para funcionar em formato mais moderno e inteligente, contarão com sistema Balcão Único e atendentes multitarefa. Cada uma delas terá investimento de R$ 130 mil pelo Estado, com capacidade para realizar cerca de 130 atendimentos por dia.

Os novos postos são implantados por meio de convênios entre os governos estadual e municipal, cabendo às prefeituras a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo.

Das 104 unidades anunciadas pela administração estadual até o momento, 10 estão em operação, nas cidades de Atibaia, Caçapava, Capão Bonito, Ferraz de Vasconcelos, Ibaté, Ibitinga, Itatinga, Neves Paulista, Porto Ferreira e Ubatuba. As demais, seguem em fase de implantação, em parceria com as prefeituras. Desde o início da gestão, 21 novos postos já funcionam com a nova estrutura do Poupatempo. Além dos que operam desde abril deste ano, há unidades mais modernas nos municípios de Aguaí, Franco da Rocha, Hortolândia, Jales, Lençóis Paulista, Piquete, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra e Sumaré, além de uma unidade dentro da Assembleia Legislativa, na capital paulista.

Serviço

Poupatempo em Capão Bonito

Endereço: Avenida Plácido Batista da Silveira, 870 – Vila Santa Rosa.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h