Governo Municipal inicia nova etapa da revitalização do Parque das Águas

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, através da Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente iniciou uma nova etapa das obras de revitalização e limpeza do Parque Recanto das Águas. Desde a sua inauguração, em meados da década de 90, o Parque das Águas jamais havia recebido esse tipo de serviço, o que acabou comprometendo suas barragens e criando erosões nas proteções do lago.

Com o novo sistema de drenagem e escadaria hidráulica, haverá um controle mais eficiente do volume das águas e do reservatório do lago, principalmente nos períodos chuvosos. “Com esse novo sistema, vamos garantir um nível controlado das águas do lago e principalmente, vamos evitar erosões e desmoronamento das proteções”, explicou o secretário de Obras, Reinaldo Junior.

Além disso, a Prefeitura iniciou o processo licitatório para a contratação de uma empresa para a realização dos serviços de paisagismo, que incluiu um novo conjunto de deck em madeira no lago, alambrados de proteção também em madeira e novo conjunto de iluminação. O investimento será de aproximadamente R$ 400 mil com recursos próprios da Prefeitura.

Entenda o caso

No início de 2019, atendendo um pedido da Defesa Civil do município,  o lago do Parque das Águas precisou ser esvaziado, pois segundo laudo técnico, as infiltrações estavam comprometendo todo o sistema de barragem e proteção. “Tivemos que realizar esse procedimento por questão de segurança e evitar desta forma o comprometimento das barragens e proteção do Parque das Águas”, explicou Reinaldo Junior.

A intervenção foi autorizada pela Cetesb e teve apoio do Departamento de Águas do Estado e do deputado federal Guilherme Mussi.