Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí se apresentará hoje em Capão Bonito

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí se apresentará hoje em Capão Bonito, às 20h00, no prédio da Secretaria de Educação, localizado a Avenida Santos Dumont, 50 (antigo Fórum).

O evento será realizado por meio de parceria entre a Divisão Municipal de Cultura com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Conservatório de Tatuí e a organização social Abaçaí.

De acordo com a Divisão, a apresentação é mais uma das ações para fomentar a cultura, o lazer e o entretenimento no município. A entrada será gratuita.

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Com notável capacidade de improvisação, os músicos da instituição destacam-se pela grande versatilidade e vasto repertório, sempre baseado na pesquisa e divulgação do gênero. O grupo já se apresentou em diferentes pontos do Estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa “Brasil Instrumental” da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa “Jazz & Companhia”) , Memorial da América Latina e Sala São Paulo.

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é resultado do ineditismo da instituição, pois foi a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o “Choro” como curso regular. Essa iniciativa busca resgatar o gênero, bem como as tradições e os melhores compositores do nosso país. Fundado em 1993, além de apresentações públicas, o grupo atua na formação de novos músicos e novos públicos.

Coordenado pelo violonista Alexandre Bauab, o Grupo de Choro gravou seu primeiro CD em 1999. O grupo tem, ainda, participações nos CDs “Horn Brasil” (do trompista Adalto Soares); “Soleil” (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão); e participou da trilha do longa-metragem “Divino”, sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

Coordenação – Alexandre Bauab Jr.

Formado em violão erudito no Conservatório de Tatuí, onde atualmente ministra aulas de violão 7 cordas, prática de choro e coordena a área de choro da mesma instituição. Já participou de várias formações instrumentais, de big bands a Orquestra Sinfônica, atuando como músico e solista.

Como instrumentista, teve a oportunidade de acompanhar vários nomes da MPB como Moraes Moreira, Edu Lobo, Nivaldo Ornelas, Jair Rodrigues, Fátima Guedes, Leila Pinheiros e outros.

Participou de várias gravações lançadas no Brasil e no exterior.

Coordena o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí (Quebrando Galho).