Grupo Voluntário de Combate ao Câncer de Capão Bonito completa 14 anos

O Grupo de Combate ao Câncer de Capão Bonito (GVCC) completou 14 anos de trabalho, atendendo e assistindo cada vez mais famílias do município e da região, garantindo uma vida mais digna aos portadores de neoplasia maligna.

A entidade foi fundada em 08 de setembro de 2005, por iniciativa do ex-paciente, Wilson Renato, que durante o tratamento de leucemia, sentiu-se sensibilizado com as dificuldades que os pacientes tinham com os procedimentos difíceis e com efeitos colaterais.

“Os pacientes eram obrigados a passar a noite em postos de combustíveis, sem abrigo, esperando as conduções que os levariam até o destino do tratamento. Na época, conversando com outros pacientes e amigos, ele deu início à fundação da entidade, tendo como primeira presidente a saudosa Sueli Domingues de Almeida, que tinha como primeiro objetivo, criar uma Casa de Apoio para permitir o acolhimento dos pacientes em todas as suas necessidades”, explicou a presidente do GVCC, Célia Lincoln.

Com o passar dos anos e o crescimento da instituição, atualmente a entidade realiza o atendimento contínuo de 324 pacientes e, de acordo com os dados, mais de 1.600 já passaram pela instituição e continuam cadastrados.

O GVCC oferece aos assistidos alguns benefícios eventuais como: cestas básicas, frutas, verduras, leite e suplementos alimentares, auxílios em exames e medicamentos emergenciais, e ainda o pagamento de contas de água, luz e aluguel, em casos de famílias em situação de vulnerabilidade financeira.

Além disso, a entidade também realiza diversas atividades gratuitas para os acolhidos e familiares, como curso de culinária, passeios a outras entidades, atividades físicas e de entretenimento e apoio psicológico, por meio de palestras, dinâmicas e visitas domiciliares.

O GVCC realiza ainda, durante vários anos, eventos para a manutenção da entidade, registrados em calendário. Entre eles estão: a Festa do Milho, o Jantar de Massas, o Almoço Carneiro, e o “Mãos Dadas” em prol ao Hospital Amaral Carvalho de Jaú.

Outra forma de arrecadar fundos em prol à entidade é por meio da contribuição da população, através de carnês residenciais ou pagamento na própria sede da instituição. Recentemente, foi implantada uma novidade, que é o boleto bancário para empresas e associados. Há também um bazar na entidade, que recebe doações de roupas e móveis e utensílios.

Apesar das inúmeras realizações, de acordo com o levantamento anual de 2018, a entidade teve receita de aproximadamente R$ 353 mil, e despesas de mais de R$ 373 mil.

“O levantamento não conta ainda com alimentação específica, hospedagem, ajudas de custo, medicação, consultas e exames, funcionários, manutenção predial, custeio estrutural e despesas com veículos. Nós fazemos o máximo para atender todas as pessoas que mais precisam, mas ainda necessitamos melhorar a nossa arrecadação para poder ser ainda mais efetivos”, declarou a presidente.

Conquista

Uma das principais conquistas de todos esses anos de batalha do Grupo Voluntário de Combate ao Câncer de Capão Bonito é a Casa do Amor, em Jaú.

O local foi inaugurado em julho de 2019, com o objetivo de acolher os capão-bonitenses assistidos que chegam de madrugada da data se seu atendimento oncológico no Hospital Amaral Carvalho, sendo espaço para repouso, pernoite e recebendo uma alimentação balanceada de acordo com a nutricionista do Hospital.

De acordo com o GVCC, essa Casa surgiu devido aos gastos que a entidade enfrentava com pagamentos de pousadas em atendimento continuo de radioterapia e quimioterapia, chegando ao valor de aproximadamente R$ 2.000,00 a cada quinze dias.

“Está sendo uma experiência abençoada para toda a equipe da entidade e, principalmente, para aqueles que estão fazendo radioterapia e quimioterapia diária, sendo mais cômodo e confortável para eles”, ressaltou a presidente.

GVCC

O Grupo Voluntário de Combate ao Câncer de Capão Bonito está situado a Rua Quintino Bocaiúva, nº 16, no centro da cidade. A entidade tem o reconhecimento da municipalidade de sua utilidade pública, por meio de lei municipal de 2006. É registrada no Conselho Municipal de Assistência Social e é associada à Federação Brasileira de Entidade de Combate ao Câncer (FEBEC). Possui também o certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) e inscrita no Cadastro Nacional de Entidades da Assistência Social – (CNEAS).

A entidade caminha e se mantem através da solidariedade do próximo, está sempre de portas abertas para receber qualquer tipo de doação ou ajuda ,é uma grande corrente do bem, e enorme demonstração do amor de Deus. “SE NÁO HOUVESSE ESPERANÇA, NÃO ESTARÍAMOS LUTANDO!” – É o lema do GVCC.